Ação social com serviços da prefeitura acontece neste sábado na EM Amanda Pena de Azevedo Soares- Foto: Divulgação

Os moradores do Spar, em Inoã, receberam neste sábado (01/07), na Festa da Família realizada pela E.M. Ministro Luis Sparano, a ação social Cras Itinerante. As equipes das secretarias de Assistência Social, Educação, Economia Solidária, Saúde e Trabalho atenderam 765 pessoas no evento. A ação contou com a parceria da ONG Culturando Já, que desenvolveu atividades sobre a cultura da pré-história com pinturas rupestres (figuras de representações pré-histórica) e exposição com acervo pertencente ao Museu Nacional, com espécimes da fauna da Mata Atlântica e de organismos marinhos.

A equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Santa Paula realizou 280 atendimentos entre inscrições para as oficinas geradoras de renda e atividades esportivas. Os orientadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) interagiram com as 38 crianças que compareceram junto aos seus responsáveis (que foram orientados sobre os direitos violados e sobre os riscos da criança e adolescente) com atividades recreativas e diversos brinquedos educativos. A equipe do Serviço de Abordagem Social (Seas) realizou uma busca ativa na região e atendeu 23 pessoas em situação de rua. O Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Sapad) orientou 20 pessoas sobre como proceder em casos de dependência química.

A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) recebeu 19 pessoas procurando ajuda sobre casos de negligência e abuso físico e psicológico. O setor de assessoria de eventos cadastrou 12 casais para o casamento comunitário. O secretário de Economia Solidária, André Braga, e as coordenadoras da Transferência de Renda (Cadúnico), Glaucia Oliveira e do Sapad, Luana Menezes, promoveram uma palestra para informar sobre os novos cadastros nos programas pagos com a Moeda Social Mumbuca, sobre os programas sociais federais e do município e o funcionamento dos atendimentos para dependentes químicos.

A equipe da Saúde realizou 53 aferições de pressão arterial, 53 testes de glicose e pesagens para o programa Bolsa Família. Os dentistas do programa Saúde Bucal aplicaram flúor em 50 crianças, entre 4 a 12 anos. O Sistema Nacional de Emprego (Sine) obteve 8 agendamentos para fazer a carteira de trabalho e algumas demandas para o cadastro de intermediação da mão de obra, além das diversas inscrições para os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Prefeitura através da contratação do Serviço Nacional da Indústria (Senai). Ainda na ação os moradores tiveram acesso aos serviços, gratuitos, de corte de cabelo, designer de sobrancelhas, manicure, limpeza de pele e maquiagem, além de adquirirem roupas, sapatos e brinquedos do bazar social.

A operadora de caixa Ana Carolina, de 22 anos, achou a iniciativa interessante. “Gostei muito desta ação. Poderia ter mais vezes aqui na região”, disse. Abraão Silva, de 48 anos, é ajudante de caminhão e aproveitou todas as ações oferecidas pelos equipamentos. “Estou sempre trabalhando e nunca consigo um tempo para cuidar da minha saúde ou procurar algum curso para meus filhos. Esta ação veio em um ótimo momento para fazer tudo de uma vez só”, disse.

Rosangela da Silva, de 48 anos, aproveitou para tirar todas as suas dúvidas sobre o Bolsa Família e sobre o programa Moeda Mumbuca. “Eu não tinha certeza se me encaixaria. A palestra me esclareceu muito sobre os meus direitos”, contou ela, que aproveitou o momento para cortar o cabelo e escolher roupas do bazar social.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here