Iniciativa, que beneficiará jovens de baixa renda chegará a Maricá no dia 04/09 - Foto: Divulgação

A prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, foi representada pela Coordenadoria de Juventude no lançamento do programa Identidade Jovem (ID Jovem), que é fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal. O evento, que aconteceu na manhã da última quinta-feira (29/06), no Museu do Amanhã, contou com a presença do secretário Nacional de Juventude, Assis Filho; da superintendente Estadual de Juventude, Jéssica Ohana; além de prefeitos, gestores de juventude, educação e assistência social do Estado do Rio de Janeiro.

Uma caravana vai começar a rodar o Brasil inteiro, passando pelos municípios que se mostraram interessados. A iniciativa, que beneficiará jovens de baixa renda e alunos da rede pública estadual de ensino, chegará a Maricá no dia 04 de setembro, às 9h, no Cine Público do Henfil. “Faremos o nosso lançamento com exibição de vídeo explicativo, palestras de autoridades e instruções para capacitação das pessoas que vão ser responsáveis pelo cadastros dos adolescentes”, contou a coordenadora de Políticas para a Juventude, Mariana Melo.

O Programa Identidade Jovem oferece diversos benefícios a jovens entre 15 e 29 anos, de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Entre eles, estão o direito à gratuidade no ENEM; reserva de duas passagens gratuitas em ônibus interestadual e duas meias passagens em ônibus interestadual; pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos. “Queremos atender os jovens de Maricá, fazer com que eles sejam inseridos no programa. Então, pensamos em fazer o cadastro nos condomínios do Minha Casa Minha Vida e nos colégios municipais, para atingir esse público”, ressaltou Mariana. A iniciativa visa atender 800 mil jovens no estado do Rio.