Objetivo foi esclarecer como funciona a atenção à saúde do trabalhador em Maricá - Foto: Clarildo Menezes

Com o objetivo de esclarecer como funciona a atenção à saúde do trabalhador em Maricá, a Secretaria de Saúde promoveu nesta quarta-feira (28/06) uma palestra com o tema “Saúde do Trabalhador em Foco”, realizada na Casa Digital, que fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Foram mostrados e explicados os grupos de atividades do setor, além de suas bases legais, sempre no sentido de executar ações de promoção de saúde para quem atua no serviço público e a eliminação de riscos.

O evento ocorre um dia depois do anúncio da parceria firmada entre o Núcleo de Saúde do Servidor Municipal da Secretaria de Saúde de Maricá e a Coordenação de Humanização do Hospital Conde Modesto Leal, para disponibilizar o serviço nas dependências da unidade. De acordo com a secretária Simone da Costa, o setor tem como uma das metas aumentar a abrangência a todo o funcionalismo.

“O que antes era algo restrito aos servidores efetivos através do Instituto de Seguridade Social de Maricá, o ISSM, estará agora disponível a todo o funcionalismo e também num setor que atende urgências e emergências que é o nosso hospital. Estamos promovendo uma guinada neste setor da Saúde municipal”, afirmou a secretária, ao detalhar que haverá uma pactuação de procedimentos com os hospitais para os atendimentos e a manutenção de equipes especializadas 24 horas de prontidão.

Nesta terça-feira (27), uma reunião das duas equipes com Simone da Costa debateu algumas das diretrizes da atividade, que já estava disponível desde 2014 nos postos de saúde. Voltado para os funcionários da administração pública, o serviço vai estar em outras unidades e autarquias municipais nos próximos meses, avaliando cada ambiente de trabalho e oferecendo ações como a chamada ‘ginástica laboral’, com o acompanhamento de um clínico geral e de enfermeiros.