Parada LGBT no Centro - Foto: Michel Monteiro

Nesta quarta-feira (28/06), em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBT, a Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher de Maricá, através da Coordenação Municipal de Direitos Humanos e Políticas LGBT, montou uma tenda na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, para distribuir materiais informativos sobre prevenção a DST, veículos de denúncia sobre violações e agressões, além de poesias e resoluções das conferências nacionais.

A tenda, que recebeu o nome da ativista Márcia Marçal, presta uma homenagem a advogada que ajudou a fundar a coordenação, em 2013, e faleceu em 2015. “A Márcia Marçal era uma apaixonada por Maricá, uma militante dos direitos humanos, uma lésbica muito atuante na questão da luta LGBT, pela cidadania e contra o racismo e o preconceito”, contou o coordenador Carlos Alves, explicando que pretende levar esta ação para diferentes lugares, como as praças da cidade e para os condomínios do Minha Casa Minha Vida. “A data de hoje foi o pontapé inicial para o ‘Programa Maricá Sem LGBTFobia’. Além de procurar as outras secretarias para atividades conjuntas, estamos trabalhando na criação de seminários e na organização de temas para debates, que vamos levar para as ruas e para as salas da rede municipal de saúde e educação”, disse.

As estudantes Ana Júlia Viana Castro, de 16 anos, e Fernanda Moreira, de 17 anos, fizeram questão de prestigiar a iniciativa, tirando fotos com a bandeira do movimento e pedindo informações sobre os direitos LGBTs. “Achei bem legal essa ação, ter acesso a estas informações é importante para que a gente saiba como ajudar as pessoas que sofrem algum tipo de violência ou preconceito”, comentou Ana Júlia. De acordo com Fernanda, quanto mais se divulgam as políticas públicas de enfrentamento a violência, mais as pessoas que se encontram em situação de ameaça, agressão ou ataque têm a oportunidade de buscar a assistência necessária. “Onde estudo temos um projeto chamado ‘Além da Palavra’, que trata de questões do universo LGBT com ações e cartazes. Quantos mais se divulgar e falar sobre isso, melhor será a vida de todos”, afirmou.

O módulo LGBT do Disque 100 é hoje a principal ferramenta no combate à violência homofóbica. O serviço é gratuito e anônimo. Para auxílio em Maricá, a população pode entrar em contato com a Coordenação Municipal de Direitos Humanos e Políticas LGBT através do telefone (21) 2634-1197.

Histórico

Também conhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBTI (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersex), ou simplesmente Dia do Orgulho Gay, esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.

O Dia do Orgulho LGBT foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que acabavam presos e sofriam represálias por parte das autoridades.