Alan Novaes e Marco Antônio Raupp assinaram termo para criação de parque tecnológico em Maricá - Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Petróleo assinou nesta quarta-feira (28/06), um protocolo de cooperação com a Associação Parque Tecnológico São José dos Campos (PQTEC) para estruturação e implantação de infraestrutura de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia em Maricá.

O termo, ajustado com o diretor geral do PQTEC, Marco Antônio Raupp, traz como objetivo maior a instalação na cidade de Maricá de um ambiente de inovação que poderá ser implantado em fases até se chegar à estrutura de um Parque Tecnológico como o da cidade paulista, acompanhando padrões definidos por órgãos do setor. “Essa parceria representa um avanço importante para iniciarmos ações de inovação tecnológica sustentada na cidade. O PQTEC vai nos auxiliar a implantar o nosso parque próprio em Maricá e oferecer soluções em ciência e tecnologia”, disse Alan Novaes, secretário de Desenvolvimento do município.

O PQTEC de São José dos Campos abriga em sua estrutura, programas e projetos três incubadoras de empresa, quatro centros empresariais, dois Arranjos Produtivos Locais (APL), centros de desenvolvimento tecnológico, laboratórios multiusuários, escritórios de negócios, universidades parceiras e galerias do empreendedor. “Maricá está no caminho certo estruturando seu parque sintonizada com as demandas geradas pelas oportunidades do setor offshore e dos grandes empreendimentos”, disse o diretor geral do PQTEC, Marco Antônio Raupp.

A assinatura do termo foi feita no próprio parque em São José e teve a participação do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando, do subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Romário Galvão, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Sérgio Mesquita, e do Coordenador de Tecnologia da Informação, Víctor Silveira.

Segundo o presidente da Codemar, esse foi o primeiro passo para criação do parque tecnológico em Maricá. “Estamos nos unindo ao que é hoje referência no país em termos de parque tecnológico. Ter um parque significa estimular o fluxo de conhecimento e tecnologia, impulsionar novos negócios, atrair empresas conceituadas e contribuir com a formação de mão de obra especializada de acordo com a vocação do desenvolvimento do município”, acrescenta José Orlando.

A organização consolida a agenda implantada pela prefeitura de transformar Maricá num polo de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação que poderá auxiliar o poder público e também o setor privado.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here