Prefeito anunciou o sistema de emissão de alvarás e certificados da Vigilância Sanitária online - Foto: Fernando Silva

A Prefeitura participou, na noite dessa terça-feira (27/06), do 1º Jantar de Negócios promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Maricá (CDL). O encontro aconteceu no restaurante do Alexandre, na estrada do Boqueirão e teve como objetivo promover a interação entre os empresários, a troca de informações sobre os produtos e serviços comercializados, além de auxiliar a aproximação com o poder público.

O prefeito Fabiano Horta, que estava acompanhado da primeira dama Rosana Horta, elogiou a iniciativa da CDL em integrar os setores público e privado e anunciou ações para desburocratizar os serviços oferecidos pelo Executivo, como o sistema de emissão de alvarás e do certificado da Vigilância Sanitária através da internet.  “Vim hoje aqui com alguns secretários para demonstrar o desejo do governo de contribuir e trocar ideias e soluções com os empresários da cidade. Sabemos dos desafios que o comércio de Maricá passa e sabemos também que a cidade é um processo de construção coletivo”, avaliou. “Estamos dinamizando a economia da cidade e temos sinergia para isso. Hoje injetamos no comércio local mais de R$ 2 milhões por mês com a Moeda Mumbuca. O dinheiro circula integralmente na cidade”, afirmou o prefeito, enfatizando que Maricá é um dos poucos municípios que vai na contramão da crise pela qual passa o Estado.

“Maricá é uma cidade em expansão e já está na logística do petróleo brasileiro. Estamos colhendo os frutos plantados ainda no governo do companheiro Washington Quaquá. É preciso que vocês enxerguem um futuro que já chegou para nossa cidade e podem ter certeza que estaremos juntos para que o crescimento coletivo aconteça”, concluiu o prefeito.

Já a deputada Rosangela Zeidan fez questão de falar do desenvolvimento da cidade em 8 anos e da expectativa em torno de projetos privados que podem interferir diretamente na vida dos moradores, fortalecendo as relações comerciais e gerando empregos, como o Terminal Ponta Negra (TPN), que será construído em Jaconé, e o futuro resort da Fazenda São Bento da Lagoa, na região da Restinga. “Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a efetiva implantação desses projetos só fará a cidade crescer ainda mais proporcionando cerca de 15 mil postos de trabalho. Isso vai motivar o comércio local que para atender a demanda terá que construir mais lojas, restaurantes e pousadas”, analisou. “Nesses 2 anos de mandato venho ajudando a Prefeitura em questões importantes como o setor sensível da segurança com a contratação de mais policiais para atuar no município. Depois de mais um ano de luta com o governo do Estado e conversando diretamente com o comandante da Polícia Militar conseguimos que a Prefeitura efetuasse esse projeto”, completou a deputada.

A presidente da CDL, Marisete Cardoso, pontuou algumas ações que afetam diretamente os lojistas como a mobilidade urbana e colocou a entidade à disposição da Prefeitura. “Todos temos o mesmo objetivo e, por isso, nós da CDL, estamos dispostos a colaborar com o poder público para o bem comum. Estamos vendo o esforço do governo em organizar a cidade e, temos certeza que a Prefeitura vai levar em consideração os pontos abordados nesta noite”, falou Marisete.