Serviço estará em outras unidades e autarquias, avaliando cada ambiente de trabalho - Foto: Clarildo Menezes

O Núcleo de Saúde do Servidor Municipal da Secretaria de Saúde de Maricá firmou uma parceria com a Coordenação de Humanização do Hospital Conde Modesto Leal para disponibilizar o serviço nas dependências da unidade. Uma reunião das duas equipes com a secretária Simone da Costa debateu algumas das diretrizes da atividade, que já estava disponível desde 2014 nos postos de saúde. Voltado para os funcionários da administração pública, o serviço vai estar em outras unidades e autarquias municipais nos próximos meses, avaliando cada ambiente de trabalho e oferecendo ações como a chamada ‘ginástica laboral’, com o acompanhamento de um clínico geral e de enfermeiros.

A equipe responsável pelo núcleo esclareceu que agora poderá operar dentro do hospital pois antes o quadro de funcionários pertencia a uma organização social e, portanto, não eram servidores públicos. De acordo com a secretária, a meta é obter um espaço físico para o atendimento dos servidores de forma holística, ou seja, na totalidade de suas causas e efeitos. “Queremos avaliar tudo, da postura ao se sentar ao stress cotidiano, e também na prevenção de acidentes de trabalho. Muita gente no serviço público faz todo tipo de esforço, seja carregando pilhas de processos ou com olhos fixos no computador, e temos de orientar esses trabalhadores a como não sentir os efeitos muitas vezes dolorosos desses esforços”, explicou Simone da Costa.

Nesta quarta-feira (28/6), um encontro vai debater essas e outras questões ligadas ao setor. A reunião voltada para servidores, com o nome de “Saúde do Trabalhador em Foco”, está marcada para as 13h na Casa Digital, no Centro.

A secretária Simone da Costa falou ainda sobre outras novidades em sua pasta. Na próxima semana, o Posto de Saúde Central passa a disponibilizar atendimento nos setores de Nefropediatria a partir do dia 04/07 e Neuropediatria a partir de 07/07 (este último já encontrado com periodicidade irregular na rede). Ambos terão profissionais atendendo semanalmente todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Em agosto, a rede municipal de saúde terá uma nova Central de Regulação para marcação de consultas e exames. Além disso, uma nova unidade transfusional estará operando nos próximos meses, num espaço que vai estar dentro dos padrões do Hemorio. O órgão disponibilizou profissionais que vão orientar na adequação.