Crianças do CRAS Inoã participaram de atividades lúdicas e foram orientadas sobre higiene pessoal - Foto: Divulgação

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Inoã, vinculado à Secretaria de Assistência Social de Maricá, promoveu, neste sábado (24/06), um dia lúdico para as crianças acompanhadas pela unidade. No evento, além de muitas brincadeiras como dança da cadeira, pega-vareta e pula-pula foi apresentado um vídeo sobre a importância da higiene pessoal. Em seguida, as crianças pintaram desenhos sobre o filme com figuras de crianças escovando os dentes, tomando banho e lavando as mãos. As famílias receberam orientações sobre os programas do cadastro único.

Na ocasião, a equipe técnica atendeu 131 pessoas que foram atingidas pelo temporal da madrugada de terça-feira (20/06). “Nosso objetivo é trazer um pouco de alegria e entretenimento às crianças da região fortalecendo o convívio social”, contou a coordenadora do equipamento, Michele Carvalho. A subsecretária da pasta, Laura Costa, explicou que as equipes dos Cras estão nas ruas desde quarta-feira (21/06) para identificar as residências atingidas pela chuva e articular um plano de ação emergencial. “Estamos registrando as perdas de todas as famílias atingidas pela enchente, assim facilita a identificação das reais necessidades de cada residência”, contou.

A aluna do curso de manicure do Cras e moradora da comunidade conhecida como Risca Faca, Rose Silva, de 38 anos, contou que a casa de sua filha, Tatiana, encheu bastante e a jovem perdeu todos os móveis. “Infelizmente minha filha perdeu muita coisa. Hoje, nós trouxemos o meu neto para se distrair um pouco com essa festa linda”, disse Rose, observado o neto brincando com as outras crianças. Alenir Pinheiro, de 47 anos, mora no bairro Parque Vera Cruz e relatou que sua casa ficou com água na altura da cintura. “Estou vivendo com as doações do Cras e dos vizinhos”, contou.

Valdirene Azeredo contou que seus pais, Valdir e Airce (70 e 62 anos) estavam sozinhos no momento da enchente e que ela e seus irmãos estão os ajudando no que é possível. “Meus pais moram no Bananal e o bairro todo foi atingido pela chuva. Espero que o equipamento possa ajudá-los também”, declarou. No evento foram servidas guloseimas e no final um almoço feito pelos funcionários do equipamento.