Espetáculo "O Beijo no Asfalto" abordou o preconceito no Cinema Henfil - Foto: Paulo Torres

Baseado no texto consagrado de Nelson Rodrigues, o espetáculo “O Beijo no Asfalto” lotou a sala do Cinema Público Municipal Henfil, Centro, em duas sessões no último fim de semana (24 e 25/06). Ambientada nos anos 60, a peça começa com um homem atropelado na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro, onde a primeira pessoa a socorrê-lo é o personagem Arandir. Atendendo ao último desejo do desconhecido, Arandir o beija e, a partir daí, começa o seu drama.

Moradora do Parque Nanci, a dona de casa Glória Ferreira conta que ida ao teatro foi sua estreia no Cinema Henfil. “O texto é polêmico e nos faz refletir sobre nossos preconceitos”, afirmou a dona de casa. “É a minha primeira vez aqui e agora quero ver todas as peças. Maricá precisa desse tipo de iniciativa”, frisou Glória Ferreira.

Além do espetáculo teatral a Secretaria de Cultura montou no hall de entrada do cinema um pequeno estande para doações de livros. A ideia do projeto é a de fazer com que as pessoas doem e peguem livros, sempre gratuitamente. Trata-se do projeto “Pegue e Leve”, que já vem sendo realizado regularmente na biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. E, que segundo os organizadores, passará a marcar presença no cinema sempre no último fim de semana de cada mês – no mesmo horário das peças teatrais.

“A ideia de trazer o projeto aqui para o Henfil é justamente para integrar duas importantes formas de cultura, literatura e teatro”, afirmou a bibliotecária do CEU, Nádia Castelo Branco. “Somos entusiastas e por isso inicialmente será uma vez por mês. A frequência vai depender da quantidade de doações de livros que recebermos”, explicou. “Nosso objetivo com este projeto é espalhar livros. Já fazemos isso diariamente no CEU e agora marcaremos presença aqui no Henfil”, concluiu Nádia. Mais informações para doação ou retiradas de livros podem ser obtidas na biblioteca do CEU (Rodovia Amaral Peixoto km 27, Mumbuca).

Para o primeiro fim de semana de julho (01 e 02/17), já está confirmado o espetáculo “Gentileza”. Com direção de Josué Teixeira, a peça não representa a vida do profeta, mas aborda seus pensamentos de paz, gentileza, solidariedade e amor através de uma trupe de mambembes com múltiplos personagens, bonecos e mímica que cantam e encantam com várias participações diretas do público. A peça começa às 17h e a classificação é livre.

Iniciativa da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj), o evento faz parte do projeto “Maricá em Cena”, que até o mês de dezembro apresentará uma obra diferente em todos os finais de semana. Há atrações para todos os gostos e públicos – de tragédias a comédias, com peças infantis, juvenis e adultas -, totalizado aproximadamente 150 espetáculos variados. Todos gratuitos.