Moeda Mumbuca ganhou destaque no lançamento do Plano Estadual de Economia Solidária - Foto: Jorge André

A Prefeitura de Maricá, representada pela Secretaria de Economia Solidária, participou nesta sexta-feira (23/06) no Teatro Municipal do Rio de janeiro, do lançamento do Plano Estadual de Economia Solidária. No palco do teatro, onde vários produtos simbolizaram a produção da Economia Solidária e popular do Estado, a Moeda Social Mumbuca ganhou destaque como o melhor exemplo de prática do poder público dentro dos princípios da Finança Solidária, como desenvolvimento da economia local, na geração de postos de trabalho, de renda e de qualidade de vida.

O evento é resultado de um esforço colaborativo e participativo e reuniu representantes de empreendimentos econômicos solidários, entidades de apoio e fomento e órgãos governamentais em várias oficinas de trabalho, encontros setoriais, conferências regionais e municipais, buscando agregar a diversidade da economia solidária fluminense e construir um instrumento importante para orientar a formulação de políticas públicas de economia solidária no Estado do Rio de Janeiro.

O plano estadual de economia solidária contém as diretrizes que poderão balizar, segundo o próprio documento, o trabalho de gestoras e gestores públicos, em todo Rio de Janeiro. O plano é fruto de um processo desencadeado a nível nacional durante a Conferência Nacional de Economia Solidária em 2014 e constitui uma importante estratégia de participação da sociedade na construção, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas. Foi construído de forma participativa tendo por base os documentos das Conferências Nacional e Estadual e o Plano Nacional de Economia Solidária.