Equipes de Obras iniciaram a instalação das manilhas que aumentará a vazão da água em 50% - Foto: Clarildo Menezes

A obra emergencial realizada no retorno da rodovia RJ-106 que fica no Marine, na altura do quilômetro 22, vai durar cerca de três dias. A informação foi dada pelo secretário de Obras de Maricá, Marcos Camara, que visitou o local na manhã desta quinta-feira (22/06), quando chegaram as primeiras das 40 peças (cada uma com um metro de comprimento e 1,20 de diâmetro) para a nova galeria pluvial que vai ser instalada. Mais cedo, a equipe conseguiu desobstruir a caixa de passagem que fica naquele ponto e onde restos de árvores impediam o escoamento das águas que inundaram parte do loteamento Parque São José após as chuvas que caíram entre a noite de terça (20) e a manhã de quarta-feira (21). Mesmo antes da retirada da sujeira, o nível das águas na localidade já havia baixado.

De acordo com o secretário, esta nova galeria será instalada ao lado da antiga rede para oferecer uma vazão maior das águas. “Numa próxima etapa, vamos implantar outras peças como estas no ponto mais à frente, o que vai abrir ainda mais a passagem do fluxo”, explicou Marcos Camara, afirmando que o retorno será liberado aos veículos até este sábado (24/06). “Quando terminarmos, ainda teremos de recompor o asfalto para, então, os carros voltarem a circular”, disse ele. O trabalho havia começado na noite anterior no local, que foi um dos pontos críticos de alagamento na chuva de terça-feira. Atualmente o manilhamento possui 80 centímetros de diâmetro.

As localidades atingidas pelas fortes chuvas amanheceram sem os acúmulos de água registrados na quarta-feira. Diversos órgãos da Prefeitura de Maricá ainda se mobilizam para atender as vítimas e minimizar os prejuízos causados pela enxurrada. De acordo com a Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, os bairros mais afetados foram São José de Imbassaí (comunidades de Parque São José e Mutirão), Santa Paula e Recanto de Itaipuaçu, além dos dois condomínios do ‘Minha Casa, Minha Vida’, em Itaipuaçu e Inoã. Segundo a Defesa Civil Municipal, os moradores que tiveram de sair de suas casas nesses locais já retornaram.

Ainda de acordo com o órgão, a cidade permaneceu em estágio de atenção na quinta, devendo retornar gradativamente ao estágio de normalidade nesta sexta-feira (23/06), uma vez que não há previsão de mais chuvas de intensidade moderada a forte nos próximos dias.