Imagem da obra no Km 22 da Rj 106
Obra emergencial iniciada na quarta-feira para aumentar em 50% a vazão de água no Marine - Foto: Fernando Silva

A Prefeitura de Maricá informa que equipes das secretarias de Conservação e Obras continuam os trabalhos de limpeza e desobstrução de vias que acumularam água por conta do forte temporal de terça-feira (20/06). Na ocasião, o volume de chuvas chegou a 102 mm em 24h, o que é considerado muito alto, segundo a Defesa Civil municipal. Foram registrados 30 chamados de alagamentos, principalmente em São José do Imbassaí, Inoã e Itaipuaçu, e engenheiros da Defesa Civil realizam vistorias nas casas atingidas pelas chuvas. Não há desabrigados ou desalojados em Maricá.

A prefeitura acrescenta que 190 funcionários – com apoio de cinco retroescavadeiras, seis caminhões, dois caminhões Munck (guindaste), uma Patrol e uma carreta para transbordo – trabalham nas desobstruções de canais e bueiros em Araçatiba, Boqueirão, Ubatiba, Centro, Mumbuca, Ponta Negra e Inoã. A principal intervenção acontece na localidade do Marine, no km 22,5 da RJ-106, em São José do Imbassaí, região mais atingida pelo temporal. Equipes da Secretaria de Obras abriram um canal para escoamento das águas pluviais na noite desta quarta-feira (21/06) e no momento equipes iniciam a instalação de manilhas com 120 cm de diâmetro e aumento de vazão de 50% – as anteriores tinham 80 cm de diâmetro e não suportaram o grande volume de água. Por conta da obra emergencial, o retorno de São José ficará interditado por três dias até a conclusão dos trabalhos. A prefeitura acrescenta que, embora a rodovia seja de responsabilidade do estado, assumiu a conservação da estrada por conta da crise financeira do estado.

Equipes estão de prontidão e os telefones de emergências são: 199 e 2637-1999 (Defesa Civil) e 2637-3648 (Assistência Social para casos de desalojados). A Secretaria de Assistência Social continua percorrendo as áreas atingidas para identificar as demandas de cada família. A Prefeitura informa que abriu quatro pontos de coleta de donativos para as pessoas que perderam bens com as chuvas: o Paço Municipal (Rua Álvares de Castro, 346, Centro), o Centro Administrativo de Itaipuaçu (Rua Gilberto de Carvalho, Lote C, número 148A, a 100 metros da entrada na Estrada de Itaipuaçu), na sede da Defesa Civil (RJ-106, ao lado do Corpo de Bombeiros, no Parque da Cidade) e no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Centro (Rua Domício da Gama, Lote 18, quadra 03, próximo ao hospital municipal). As doações podem ser entregues das 9h às 17h.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here