Imagem da obra no Km 22 da Rj 106
Obra emergencial iniciada na quarta-feira para aumentar em 50% a vazão de água no Marine - Foto: Fernando Silva

A Prefeitura de Maricá informa que equipes das secretarias de Conservação e Obras continuam os trabalhos de limpeza e desobstrução de vias que acumularam água por conta do forte temporal de terça-feira (20/06). Na ocasião, o volume de chuvas chegou a 102 mm em 24h, o que é considerado muito alto, segundo a Defesa Civil municipal. Foram registrados 30 chamados de alagamentos, principalmente em São José do Imbassaí, Inoã e Itaipuaçu, e engenheiros da Defesa Civil realizam vistorias nas casas atingidas pelas chuvas. Não há desabrigados ou desalojados em Maricá.

A prefeitura acrescenta que 190 funcionários – com apoio de cinco retroescavadeiras, seis caminhões, dois caminhões Munck (guindaste), uma Patrol e uma carreta para transbordo – trabalham nas desobstruções de canais e bueiros em Araçatiba, Boqueirão, Ubatiba, Centro, Mumbuca, Ponta Negra e Inoã. A principal intervenção acontece na localidade do Marine, no km 22,5 da RJ-106, em São José do Imbassaí, região mais atingida pelo temporal. Equipes da Secretaria de Obras abriram um canal para escoamento das águas pluviais na noite desta quarta-feira (21/06) e no momento equipes iniciam a instalação de manilhas com 120 cm de diâmetro e aumento de vazão de 50% – as anteriores tinham 80 cm de diâmetro e não suportaram o grande volume de água. Por conta da obra emergencial, o retorno de São José ficará interditado por três dias até a conclusão dos trabalhos. A prefeitura acrescenta que, embora a rodovia seja de responsabilidade do estado, assumiu a conservação da estrada por conta da crise financeira do estado.

Equipes estão de prontidão e os telefones de emergências são: 199 e 2637-1999 (Defesa Civil) e 2637-3648 (Assistência Social para casos de desalojados). A Secretaria de Assistência Social continua percorrendo as áreas atingidas para identificar as demandas de cada família. A Prefeitura informa que abriu quatro pontos de coleta de donativos para as pessoas que perderam bens com as chuvas: o Paço Municipal (Rua Álvares de Castro, 346, Centro), o Centro Administrativo de Itaipuaçu (Rua Gilberto de Carvalho, Lote C, número 148A, a 100 metros da entrada na Estrada de Itaipuaçu), na sede da Defesa Civil (RJ-106, ao lado do Corpo de Bombeiros, no Parque da Cidade) e no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Centro (Rua Domício da Gama, Lote 18, quadra 03, próximo ao hospital municipal). As doações podem ser entregues das 9h às 17h.