Equipes de Obras e de Conservação escoam água em São José do Imbassaí - Foto: Michel Monteiro

Entre as áreas atingidas pela forte chuva das últimas horas em Maricá, estão o loteamento Parque São José (em São José de Imbassaí) e o residencial Carlos Marighella, condomínio do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Itaipuaçu. Neste último, que enfrentou a pior enchente de sua história em março de 2016, a enxurrada atingiu desta vez a parte que fica mais próxima da margem do rio Bambu. Equipes das secretarias de Obras e Conservação foram ao local para prestar assistência aos moradores que tiveram as casas invadidas pela água. Um caminhão retirou móveis e utensílios descartados pelos moradores.

No loteamento Parque São José, a água acumulada se concentrou no trecho marginal da rodovia RJ-106. Homens e máquinas trabalharam durante todo o dia para desobstruir o escoamento no ponto do canteiro entre as duas pistas da estrada. Em outro ponto da rodovia, em Inoã, outra equipe atuava para escoar o acúmulo na altura do km 16, que provocou um congestionamento de quase dois quilômetros no sentido Tribobó.

O prefeito Fabiano Horta percorreu os locais mais atingidos desde a noite de terça-feira (20/06) e avançou pela madrugada de quarta-feira (21) visitando os bairros, acompanhado de parte de sua equipe. A Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher apontou como mais afetados os bairros de São José de Imbassaí (comunidades de Parque São José e Mutirão), Santa Paula e Recanto de Itaipuaçu, além dos dois condomínios do ‘Minha Casa, Minha Vida’, em Itaipuaçu e Inoã.

Em Itaipuaçu, a região da Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois), no loteamento Jardim Atlântico, era uma das que mais sofria com alagamentos na época das fortes chuvas. Após as intervenções de macrodrenagem que foram iniciadas no governo Quaquá e finalizadas agora, no governo Fabiano Horta, a situação é outra. O município investiu R$ 29 milhões – dos quais R$ 20 milhões foram à contrapartida da Petrobras pela construção do emissário de efluentes do Comperj no distrito – para construção de galerias subterrâneas de 4,9 metros de diâmetro e 2 metros de altura para escoamento da água e desague no Rio Bambu, beneficiando num total de 40 ruas perpendiculares à avenida.

O forte temporal que atingiu Maricá na tarde e na noite da última terça-feira (20/06), mostrou aos moradores que as obras deram certo, e que as dificuldades de locomoção não fazem mais parte da sua realidade. “Antes da obra nós certamente não teríamos tranquilidade para andar por aqui hoje, estaria tudo cheio de lama”, disse o engenheiro mecânico Leandro de Brito, de 37 anos. De acordo com o comerciante Wellington Costa, de 42 anos, a mudança é impressionante. “Depois que colocaram a galeria ficou ótimo, aqui não tivemos problemas. Funcionou legal”, finalizou Wellington.

Saúde mobiliza equipes

A Secretaria de Saúde também está mobilizando suas equipes para visitar estas áreas em regime de força-tarefa. A primeira foi o ‘Minha Casa, Minha Vida’ de Itaipuaçu, onde foi realizado um trabalho de orientação aos moradores. Equipes de epidemiologia, saúde da família, do trabalhador e ambiental distribuíram cartilhas de cuidados contra enchentes e, principalmente, disseram às pessoas para evitarem o contato com a água das cheias, orientação que vale para todos os outros locais atingidos.