Shows acontecem sexta-feira na Praça Conselheiro Macedo Soares - Foto: Michel Monteiro

No último fim de semana, o projeto Pratas da Casa trouxe uma novidade. No domingo (11/06), enquanto apreciavam rodas de samba de raiz com os cantores Wagner Mariano e Rafael Caçula, na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro), moradores e visitantes puderam saborear uma feijoada. A ação foi uma parceria da Secretaria de Turismo, com representantes das escolas de samba de Maricá para ajudá-las em sua reestruturação.

A Prefeitura disponibilizou espaço, estrutura e músicos e permitiu que os presidentes das agremiações Inocentes de Maricá, Acadêmicos do Araçatiba, Saco das Flores, Camisa Azul e Branco, União Imperial, Unidos da Pedreira, Guerreiros da Amizade, União Pedreirense e Herdeiros de Maricá fizessem a venda do alimento, comercializado a R$ 20 a porção individual.

Segundo o secretário de Turismo, Robson Dutra, a ideia de copiar o modelo das escolas de samba do Grupo Especial surgiu numa conversa com Alexandre Oliveira, presidente da Inocentes de Maricá. “Pensamos que se dá certo em tantos casos, não tinha porque dar errado aqui. Então, resolvemos fazer uma vez por mês esse encontro de bambas para ajudar na construção de fantasias e carros alegóricos das escolas. Eles conseguiram os alimentos através da doação dos próprios integrantes e prepararam essa feijoada”, disse.

Representando as escolas, Alexandre completou. “Precisamos angariar fundos também para organizar a documentação, resolver questões jurídicas como CNPJ, atas, diretoria para o Carnaval 2018, porque após anos parados muita coisa deixou de ser feita. Somos eternamente gratos ao prefeito Fabiano Horta por trazer de volta os nossos desfiles e permitir mais essa parceria”, afirmou.

Enquanto saboreava a feijoada, o diretor de harmonia José Antônio Cardoso elogiou a iniciativa. “Isso é muito importante porque movimenta o samba, que está presente em tudo em Maricá, mas estava esquecido”, justificou. A manicure Fernanda Bittencourt, de 36 anos, concordou. “Essa é uma iniciativa muito bacana. A feijoada está maravilhosa. Muito bem feita mesmo, então eu pretendo voltar em todas”, contou.

Durante as apresentações de Rafael Caçula e Wagner Mariano, Helenn Martins e Arethusa Montenegro, rainha e princesa do Carnaval 2017 estiveram presentes sambando, ao lado do ex-rei momo Cristiano Nascimento. Eles foram anunciados rei e rainhas das escolas de samba, sendo Cristiano e Helenn pela Inocentes de Maricá e Arethuza pela Unidos da Pedreira. A Acadêmicos de Araçatiba também apresentou sua rainha, a loira Rosana Barbosa.

“Fico imensamente feliz em ver essa união das escolas para fazer um carnaval grandioso e harmonioso agregando valor cultural para engrandecer o nome das escolas”, disse Helenn. O evento também contou com a presença da primeira dama Rosana Horta e as participações da Bateria do Mestre Sabão com passistas, da Banda Saracutear e dos cantores Adriano Pavarotti e Carolina Oliveira.