Mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram doadas na Praça Orlando de Barros Pimentel - Foto: Michel Monteiro

A tenda do programa Maricá+Verde, da Subsecretaria de Meio Ambiente de Maricá, foi montada na Praça Orlando de Barros Pimentel nesta quinta-feira (08/06). Nesta edição, havia mudas de espécies como Ipê branco (Tabebuia róseo-alba), Ipê rosa (Grazielodendron riodocensis), Guararema (Gallesia intergrifolia), Jequitibá (Cariniana estrellensis), Pau Ferro (Caesalpinia férrea), Aroeira (Lithraea brasiliensis), Jenipapo (Genipa americana) e Jacarandá mimoso (Jacaranda cuspidifolia). Das 112 mudas disponíveis, 70 foram doadas.

O local teve boa procura durante toda a manhã, com o público levando mudas em quantidade. Foi o caso da auxiliar de saúde Aline Souza Borel, de 34 anos, que mora em Itapeba e levou para casa mudas de Ipês rosa e branco e de jenipapo. “Tenho um terreno grande e planto sempre. Achei perfeito esse projeto, era o que a gente precisava”, disse ele. Moradora de Itaipuaçu, a manicure Maria Rosane Estêvão também saiu com uma muda de jenipapo e outra de jacarandá mimoso, mas lamentou não poder levar mais. “Se eu pudesse levava tudo pra plantar em todos os lugares. A gente precisa, senão logo não vai ter mais nada”, acredita ela, que tem 41 anos.

Já a autônoma Márcia Santa Rosa, de 51 anos, levou Jacarandá e Ipês branco e rosa (duas mudas de cada) e também procurou a equipe do programa para solicitar ajuda para um projeto mais ousado. Moradora de Cordeirinho, ela quer criar uma área de plantio num espaço que, segundo ela, está degradado às margens da lagoa da Guarapina. “Quero que as pessoas que passam por ali tenham um lugar de sombra, uma alameda com árvores como passarela. É uma coisa que eu e meus vizinhos queremos muito fazer”, afirmou.

De acordo com Luiz Antônio Ramos, responsável pelo viveiro onde são produzidas as mudas, uma equipe do Maricá+Verde deverá ir ao bairro até a próxima semana para uma avaliação da área. “É uma iniciativa interessante e que está partindo dos moradores de forma espontânea. Vamos ajudar no que for possível”, garantiu ele, afirmando que quem quiser preparar uma área para plantio em seu bairro pode entrar em contato com a Subsecretaria de Meio Ambiente e solicitar um suporte especializado através do telefone 3731-4912.

Em razão do feriado de Corpus Christi na próxima quinta-feira (15/6), o programa fará uma pausa de duas semanas e voltará a montar sua tenda no dia 22/06 na praça do Spar. No dia 29 do mesmo mês, o programa estará em Araçatiba.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here