Capacitação de agentes comunitários aconteceu na Casa Digital (Centro) - Foto: Michel Monteiro

A Prefeitura e os Correios realizaram na última sexta-feira (02/06), na Casa Digital (Centro), uma capacitação com dez atendentes das agências comunitárias (Inoã e Espraiado) e postos dos Correios (São José do Imbassaí e Guaratiba) para alinhar a forma de trabalho e esclarecer possíveis dúvidas dos atendentes. A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Administração e entre os assuntos em discussão estavam reclamações de clientes, forma de entrega do objeto, índice muito alto de extravios e malotes rasgados, entre outros itens.

Representando a secretaria, Elizabeth dos Santos falou sobre a parceria. “Essa reciclagem é realizada pela Administração a cada seis meses para afinar os procedimentos, unificando-os e, consequentemente, melhorando o atendimento oferecido à população”, analisou. “Reclamação sempre vai ter, mas o que estamos fazendo é buscar formas de melhorar, trabalhando para sermos mais ágeis”, explicou a coordenadora. Gerente de uma agência dos Correios comunitária, Alcenir Pessanha completou: “Temos que falar a mesma língua em todas as unidades para que a população tenha um atendimento certo”.

Durante a qualificação, o gerente do Centro de Distribuição Domiciliar, Rafael Santos, descreveu o sistema de rastreamento de objetos (SRO), que possibilita o acompanhamento do que é postado com registro. “Às vezes o cliente consulta e vê que sua encomenda está em tal local, mas o malote não chegou, está em trânsito, só que o cliente não entende. Então, vocês tem que ter jogo de cintura. É preciso ficar claro para eles que a prefeitura está tentando prestar o melhor serviço”, ensinou. Rafael acrescentou que a espera em cada atendimento não pode ultrapassar três minutos. “Mesmo assim, a taxa de entrega em Maricá na primeira tentativa é acima de 50%. Cinco anos de CEP não é nada, então muita gente coloca o endereço errado”, avaliou referindo-se ao período no qual a cidade deixou de ter um CEP único e passou a ter os códigos por ruas, como em qualquer outra cidade. Outra questão levantada foi a recusa dos moradores em aceitar algumas notificações, como multas do Detran por exemplo. O gerente da CDD orientou a todos que não insistam. “Simplesmente coloquem no formulário posteriormente que houve recusa”, disse.

Para Aline Fidelis Nascimento, atendente de Guaratiba, o treinamento foi muito proveitoso. “Eu tinha dúvidas e eles me esclareceram tudo. Então, posso dizer que o dia foi muito produtivo”, falou. No final do encontro, os atendentes foram comunicados que novos postos dos Correios vão ser inaugurados em breve, sendo um em Ponta Negra e um em Itaipuaçu. “Estamos no processo de implementação, procurando imóvel. E, assim que inaugurarmos, vamos desafogar outras áreas, ampliando o atendimento”, concluiu Elisabeth.