Equipes da Secretaria de Saúde orientavam sobre os perigos do tabagismo - Foto: Clarildo Menezes

O Dia Mundial Sem Tabaco foi comemorado nesta quarta-feira (31/05) no Posto de Saúde Central de Maricá, onde está a maior parte dos pacientes atendidos pelo programa anti-tabagismo da Secretaria de Saúde. A festa teve direito a bolo e refrigerante para os atendidos no programa e também os integrantes da equipe. Atualmente, são 2.390 inscritos somente nesta unidade, mas o programa funciona também nos postos Santa Rita (em Itaipuaçu), Inoã, Chácaras de Inoã, Ponta Grossa, Espraiado e Ponta Negra.

Entre os participantes, havia dois exemplos distintos de ex-pacientes. O ex-funcionário público André Labre, de 37 anos, chegou a fazer o tratamento pelo programa, mas conta que só parou de fumar quando teve um surto psicótico e começou a ser atendido pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). “Comecei aos 14 anos para impressionar uma menina que, no fim, não ficou comigo justamente por causa do cigarro. O vício só atrapalhou a minha vida”, lembra-se ele, que se diz livre do hábito há cinco anos.

Sem fumar pelo mesmo período, o técnico em laboratório do próprio Posto Central contou que também começou jovem no vício, aos 17 anos. “Depois cheguei a fumar até três maços por noite quando saía. Mais tarde comecei a ter problemas de cansaço e falta de ar. O tratamento daqui foi muito eficiente e hoje minha vida mudou bastante”, revelou Roberto Souza Santana, de 41 anos.

A coordenadora do programa anti-tabagismo, Sônia de Matos Vila Real, informou que muitos inscritos abandonam o tratamento, mas a grande maioria abandona o hábito. “Para nós, já vale a pena se um de cada grupo parar de fumar, e a maior parte consegue”, garante ela. A secretária de Saúde, Simone da Costa, destacou que a época é oportuna para esse tipo de campanha. Os problemas pulmonares aparecem bastante neste período do ano, e o cigarro pode piorar muito essa condição nos pacientes. Nesses dias, a pessoa nos procura para tratar um problema desses e a gente aproveita para pesquisar quantos são fumantes e, nesses, estimular que parem”, detalhou.

Outra comemoração ligada ao setor de Saúde foi realizada na última segunda-feira (29/05) na casa de festas Palladon, no Flamengo, onde uma confraternização reuniu profissionais de enfermagem que atuam na rede municipal. O evento marcou o fim das celebrações pelo Mês da Enfermagem, cujo data central é o 13 de maio, Dia do Enfermeiro.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here