Secretário Jorge Castor destacou o trabalho de inclusão dos assistentes sociais - Foto: Clarildo Menezes

O Dia do Assistente Social é comemorado oficialmente no dia 15 de maio e a Secretaria de Assistência Social de Maricá fez uma homenagem para os profissionais que atuam na rede da prefeitura, nesta terça-feira (30/05), no Cinema Público Henfil, Centro. O evento contou com a presença da primeira-dama, Rosana Horta, do secretário de Assistente Social, Jorge Castor, da secretária de Cultura, Andrea Cunha, da ex-subsecretária Estadual de Assistência Social (RJ) e agora assessora técnica da Secretaria de Assistência Social, Nelma Azeredo, e da subsecretária de Assistência Social, Laura Costa.

Jorge Castor fez a abertura do evento contando o início da sua vida pública como político e sobre os mais de 6 anos na gestão da pasta. “Todos esses anos na Assistência Social, eu nada seria se não encontrasse profissionais qualificados e dedicados. E se continuo na pasta e cada vez mais desenvolvendo projetos e construindo espaços de inclusão é porque tenho a confiança do prefeito Fabiano Horta”, agradeceu. “Aproveito para parabenizar todos os assistentes sociais e que tenham cada vez mais o olhar crítico para conseguir lidar com as diferenças e garantir os direitos dos assistidos”, complementou Castor.

A primeira-dama Rosana Horta agradeceu o carinho e o respeito que os profissionais exercem em sua área. “Em nome do prefeito, parabenizo e agradeço aos assistentes sociais, uma profissão que, ao longo dos anos, contribui não só no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade justa e igualitária”, afirmou Rosana.

Já Nelma Azeredo ministrou a palestra com o tema: ‘Acompanhamento familiar’. “Gostaria de saudar a todos e dizer que eu também sou assistente social por formação e tenho muita experiência nas políticas públicas. A escolha desta profissão é, sobre tudo, revolucionária diante deste sistema que produz miséria constantemente. Para atuar na área é necessário saber lidar com as nossas normativas e problematizar os valores que a sociedade impõe”, explicou. “Todos nós temos a consciência que crianças têm que estar nas escolas, que as famílias têm que ter um acompanhamento médico, mas sabemos que na realidade não é sempre assim que acontece. A equipe técnica precisa ir além dos encaminhamentos e contextualizar diante de cada atendimento familiar”, finalizou Nelma, ressaltando a importância da intersetorialidade no processo de viabilizar os resultados dos objetivos propostos.

Em seguida foi projetada uma homenagem com o retrato de todas as assistentes sociais da rede e mensagens sobre a profissão elaboradas pela assessora de eventos, Nancy Soeiro e sua equipe. No final do evento foram entregues certificados de participação para todos os convidados, um marcador de livros e um CD com a apresentação exibida. A palestrante foi presenteada com uma caixa de MDF feita por uma professora dos CRAS do município e foi oferecido um bolo a todas.