Secretarias municipais disponibilizaram na praça diversos serviços gratuitos no aniversário - Foto: Clarildo Menezes

O movimento foi grande durante todo o dia do aniversário de Maricá, comemorado nesta sexta-feira (26/05). Muita gente foi ao local em busca dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Maricá em diferentes órgãos e secretarias como Saúde, Assistência Social, Ouvidoria, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. O Caminhão do Peixe também foi montado para oferecer o pescado maios barato ao consumidor.

Um dos serviços mais procurados foi o de saúde bucal, que teve dicas de escovação para crianças. Muitos meninos e meninas receberam instruções sobre como fazer uma boa limpeza dos dentes. “Entendi como eu escovava errado. Agora vou fazer melhor e todos os dias”, garantiu Luis Felippe, de 8 anos, que é aluno do 4º ano da E.M. Antônio Lopes da Fontoura. Quem espera pela promessa é a mãe dele, a balconista Crislaine Antunes Jardim, de 30 anos. “Acho que o serviço vai ajudá-lo bastante a melhorar. Estou achando tudo aqui muito bom, gostando mesmo”, afirmou ela, que mora no Caxito. Bem ao lado, a coordenação de Odontologia da Secretaria de Saúde levou um micro-ônibus onde distribuiu kits para escovação e brindes, além de atividades lúdicas para as crianças.

O programa Maricá+Verde preparou uma edição especial onde distribuiu cerca de 200 mudas de espécies nativas da mata atlântica e também teve grande procura. O casal de vendedores Rosinaldo Rodrigues, de 38 anos, e Michele Leite, de 36, levou para sua casa no bairro da Gamboa uma muda de jenipapo e outra de paineira rosa. “A gente não conhecia o programa e gostamos muito de ver. O mais bacana é que tem instruções para que mesmo quem não entende consiga plantar. Muito bom”, disse Michele.

Também no setor de natureza, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca mostrou uma curiosa novidade. Algumas mudas de hortaliças foram plantadas dentro de cascas de côco que, depois de plantadas na terra, servem de adubo natural. Além das chamadas ‘hortas de côco’, havia também mudas plantadas em casca de ovos e em garrafas pet.

As outras tendas da Secretaria de Saúde tiveram serviços como prevenção a dengue, zika vírus e chikungunha, prevenção à hanseníase, medições de glicemia, pressão e distribuição de preservativos, entre outros. “Achei muito instrutivo o trabalho mostrado aqui, está tudo muito bom aqui”, elogiou a técnica em hemodiálise Daniela Gomes, de 37 anos, que levou os três filhos para a praça.

Outro ponto que ficou lotado foi o palco montado atrás da Casa de Cultura, onde a equipe da Secretaria do Idoso levou o coral Alegria de Viver. No repertório, canções atuais e clássicas da música brasileira.