Evento, com doação de sangue e shows de rock, acontece na Praça Orlando de Barros Pimentel - Foto: Michel Monteiro

Além dos shows e do tradicional desfile cívico em comemoração aos 203 anos de Maricá, uma série de outras atividades estarão à espera de quem for à Praça Orlando de Barros Pimentel nesta sexta-feira (26/05), dia do aniversário. Diversos órgãos municipais vão oferecer serviços, conscientização e diversão para todas as idades. Todas as tendas vão funcionar até as 16h, quando a praça será esvaziada para o público que for assistir ao show à noite.

Um dos mais importantes será mantido pela Secretaria de Assistência Social de Maricá, que vai distribuir pulseiras de identificação para crianças e adolescentes durante todo o dia e também à noite, na hora do show do cantor Luan Santana. Também à noite haverá o chamado plantão social, que abrange serviços como o Conselho Tutelar. No período diurno, equipes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) também estarão na praça, além do acolhimento social, dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Sapad), entre outros.

A Secretaria de Saúde terá serviços de DST/AIDS com orientação e distribuição de preservativos, educação em Saúde, Programa de Combate a Dengue e Médico de Família, com presença da equipe da Atenção Básica com aferição de pressão arterial, medição de glicemia e orientação sobre saúde. Já a Ouvidoria Municipal vai divulgar seus serviços (como locais de atendimento e meios de contato) e disponibilizar a oportunidade de atendimento ao cidadão, para acolher reclamações, denúncias e elogios. A pasta de Comunicação, Ciência e Tecnologia vai mostrar um mapa com o traçado da rede de fibra ótica com os pontos da Educação, Saúde, Câmeras de Segurança e demais órgão municipais.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca realiza um café da manhã antes do hasteamento da bandeira do desfile cívico. Haverá também exposição e apresentação do Projeto “Caminhão do Peixe” e feira itinerante e sobre horta hidropônica, além da distribuição de mudas de árvores frutíferas e conscientização sobre a importância da agricultura familiar, entre outros. Para a Secretaria de Economia Solidária, o aniversário da cidade será também o chamado “Dia C”, para a promoção do cooperativismo. Também será assinado um termo de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (SESCOOP).