Prefeito Fabiano Horta se reuniu com PM para planejar esquema de segurança da festa - Foto Clarildo Menezes

O comandante do 12º BPM, coronel Márcio Rocha, esteve em Maricá nesta terça-feira (23/05) para vistoriar a região da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, que vai concentrar a maioria dos eventos do aniversário de emancipação político-administrativa do município, comemorado no dia 26 de maio. O oficial, cuja unidade é responsável pelo policiamento na cidade e em Niterói, circulou pela área acompanhado do comandante da 4ª Companhia, capitão Marcelo Barreto, e pelo secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Celso de Almeida Netto.

O grupo tratou do esquema de segurança para o dia de celebrações e do show do cantor sertanejo Luan Santana, quando são esperadas aproximadamente 60 mil pessoas na região central. Cerca de 150 agentes estarão nas ruas neste dia, dos quais 100 são guardas municipais e integrantes da Secretaria de Segurança e outros 50 PMs. A corporação, no entanto, aguarda ainda um possível reforço do Batalhão de Choque e do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), que pode aumentar o efetivo. A praça, que terá uma central de comando montada no parque dos brinquedos, vai contar com quatro viaturas em seu entorno e grupos de três policiais circulando a pé pela área.

Nos outros dias, nos quais a expectativa de público é menor, o número de policiais militares deverá ter 30 homens somados aos agentes municipais cujo número não será alterado. Outra providência anunciada é com relação à chegada de eventuais caravanas trazendo visitantes e fãs do cantor. De acordo com o secretário de Segurança, todos terão de desembarcar na esquina das ruas Álvares de Castro com Fernando Henrique Assumpção, onde começa a interdição das vias centrais, e estacionar na área da lagoa em Araçatiba, onde também haverá patrulhamento.

O fechamento das ruas do Centro será o mesmo já utilizado tradicionalmente em outros eventos e começa a valer na madrugada desta quinta-feira (25), quando já haverá os festejos do Dia do Evangélico. As interdições ocorrerão na Avenida Nossa Senhora do Amparo (a partir da esquina com a Rua Alferes Gomes), nas ruas Domício da Gama (trecho entre as ruas Senador Macedo Soares e Alferes Gomes), Álvares de Castro (entre a Praça Orlando de Barros Pimentel e a Rua Fernando Henrique Assumpção) e Barão de Inoã (da praça até a esquina com a Rua Hilário Queiroz da Silva). O secretário adverte que os veículos não autorizados que estiverem dentro da área de interdição estão sujeitos a reboque. “A recomendação para os moradores é que guardem seus carros dentro das garagens”, avisou Netto.

Durante o encontro, o coronel Márcio Rocha garantiu que as outras áreas do município não estarão sem policiamento mesmo com o reforço no Centro. “O efetivo que já atua em Maricá vai trabalhar normalmente nas ruas e nos Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPOs), sem prejudicar o patrulhamento normal”, reforçou o comandante do 12º BPM, que disse ainda que vai solicitar um auxílio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) para patrulhar as entradas das cidade pelas rodovias estaduais.

O grupo esteve também com o prefeito Fabiano Horta em seu gabinete. Ele ouviu dos policiais e da Secretaria de Segurança os detalhes do esquema de policiamento. Ao final da visita, afirmou que espera dias de festa tranquilos na cidade. “O morador e o visitante poderão vir se divertir e comemorar nosso aniversário com toda a segurança. Todos que vierem com esse espírito serão bem vindos”, garantiu o prefeito.