Prefeito Fabiano Horta pintou parte do túnel de pedestres de Inoã no sábado - Foto: Divulgação

O túnel de Inoã, via de passagem de pedestres subterrânea ligando os dois lados da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do Km 15, recebeu sábado (20/05), a arte do grafite, etapa planejada de acabamento nas obras de sua reforma, iniciada há pouco mais de um mês pela Secretaria de Conservação do município.

O prefeito Fabiano Horta e a secretária de Cultura Andrea Cunha acompanharam o trabalho. Segundo o prefeito, o grafite é uma linguagem moderna e popular que dá vida e cor ao cinza das cidades. “É uma forma de comunicação visual que não polui o ambiente, ao contrário da simples pichação, pobre de conteúdo e sem proposta social”, declarou.

A secretária Andrea Cunha parabenizou os artistas e expressou o desejo de replicar esse tipo de trabalho em outros equipamentos urbanos da cidade. “É mais um nicho que se abre em Maricá, unindo o útil ao agradável. O grafite é um trabalho artístico, que gera comunicação social através dos desenhos expostos nas ruas”, declarou.

Grafiteiros como Antônio Moura (Tony), 55 anos, deram vida à parede externa do túnel no sentido Niterói (em frente à Escola Municipal Aniceto Antunes Elias). “O grafite faz parte do movimento hip-hop, que começou nos Estados Unidos na década de 70, acompanhando o funk e o break. O prefeito quer a cidade mais colorida, e vamos ajudar nisso. Moro em Itaipuaçu desde os 17 anos. Há 38 faço grafite. Maricá avançou muito nos últimos dez anos. Quando cheguei aqui, existiam apenas dois ônibus por dia. Hoje, é ônibus e carro para todo lado”, concluiu.

A reforma do túnel de Inoã incluiu iluminação interna, piso sextavado, proteção para passagem de pedestres (barreiras verticais em ambos os lados, impedindo passagem de motos), e canteiros de plantas ornamentais (ainda em obras), além de fechamento para carros e motos na lateral sentido Niterói.