Secretária Simone Costa discutiu propostas da Saúde na conferência regional das mulheres em Niterói - Foto: Divulgação

Maricá enviou 33 delegados para a 1ª Conferência Regional de Saúde das Mulheres da Região Metropolitana II, que aconteceu no último domingo (21/05), na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Também estavam presentes secretários e representantes do Conselho Municipal de Saúde de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim.

Durante o encontro sobre os desafios para um tratamento integral e igualitário das mulheres sem distinção de gênero, raça e etnia, estiveram em debate as seguintes questões: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na política nacional de atenção integral à saúde das mulheres e políticas públicas para mulheres e participação social.

Segundo a secretária da pasta, Simone Costa, as propostas elaboradas serão encaminhadas para a Plenária Estadual que acontece no dia 10/06 no Rio de Janeiro e para a Conferência Nacional, que acontece em agosto em Brasília. “Maricá foi a voz ativa da nossa cidade nessa briga pelos direitos da mulher numa conferência que não era realizada há 33 anos. Foram feitas várias propostas para que um projeto seja encaminhado às conferências Estadual e Nacional”, explicou.

Entre as propostas: a solicitação do Hospital da Mulher para a Região Metropolitana II e uma revogação da lei 1.253. “Essa lei restringia que a mamografia fosse realizada a partir dos 59 anos. Nós conseguimos fazer com que ela voltasse a ser realizada a partir dos 40 anos”, completou a secretária, adiantando que quatro representantes serão enviados à Conferência Nacional.