Esquadrilha Céu na festa da cidade - Foto: Divulgação

Quem gosta de aviação conta com uma programação especial para comemorar o aniversário de 203 anos de Maricá. Nos dias 26 e 27/05 (sexta e sábado), das 12h às 22h, o aeródromo municipal, vinculado à Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), vai ser transformado em um espaço de atividades, shows, gastronomia e outros eventos. A entrada é franca.

“A Codemar e a Prefeitura estão realizando um grande festival para celebrar esta importante data para a cidade. A iniciativa se deu não só pela data comemorativa, mas também como forma de trazer a população ao aeródromo municipal, que muitas das vezes é um espaço não conhecido e frequentado”, explica o presidente da Codemar, José Orlando, ressaltando que o espaço tem potencial para atrair aplicações de capital para o município. “Promover eventos culturais e atividades como estas tem o objetivo de criar interação e familiaridade da população com o aeroporto que é uma porta de grandes investimentos para a cidade”, ressalta.

No ar, o destaque é para a performance da Esquadrilha CEU, que na sexta-feira, às 9h fará um sobrevoo no Centro da cidade e, às 15h, fará uma apresentação aérea. No sábado, o sobrevoo passará por diferentes bairros e terá duração de meia hora, entre 11h30 e 12h. Às 15h, o grupo realiza uma nova performance, e às 16h30 o helicóptero do Grupamento Aeromóvel também fará o seu show. “Pela manhã, faremos passagens baixas pela cidade e na parte da tarde voltaremos para um box de acrobacia aérea, com vários tipos de manobras bem impactantes. Após as apresentações, vamos pousar, parar as aeronaves próximo ao público e interagir com o pessoal”, explica um dos pilotos, comandante Sérgio Silveira. Nas apresentações serão utilizadas as aeronaves Vans RV 7 e RV 8, especiais para esse tipo de atuação. No solo, além da exposição de aeronaves, haverá também exposição e oficina de aeromodelismo, feira de artesanato local, parque recreativo, feira empresarial, espetáculo Circo a Céu Aberto, MPB com Gianne Mello e shows com as bandas Saracutear, da Cultura e Melim.

Formada em sua maioria por experientes oficiais da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), a Esquadrilha deu início às suas atividades no ano de 2011, no antigo Clube CEU, às margens da Lagoa de Jacarepaguá. A Esquadrilha Ceu executa demonstrações aéreas em vários eventos aeronáuticos pelo Brasil, exibindo manobras acrobáticas de voo em formação, baseadas em display idêntico de manobras utilizadas pela Esquadrilha da Fumaça, à época em que eles voavam o monomotor T-6. Entre os integrantes atuais está o coronel Carlos Gonzaga que, com mais de 70 anos, voa como ala direita da esquadrilha. Gonzaga, como é chamado pelos amigos da EC, foi integrante da Fumaça entre meados de 1967 e início de 1973, executando 267 demonstrações oficiais no Brasil.

Confira a programação:

15h às 15h30 – Apresentação de Esquadrilha CEU

16h30 às 17h – Apresentação do Helicóptero do Grupamento Aeromóvel

16h às 17h30 – Show com a Banda da Cultura

19h30 às 21h – Show com a Banda MELIM (SuperStar)

28 de maio (Domingo)

10h – Abertura oficial do evento

Corrida de Carros Esportivos

Sorteio de corrida de carros

Festival Gastronômico com Food Trucks e  Cerveja artesanal

Exposição Carro Formula Inter

10h às 16h – Corrida de carros esportivos

17h às 18h30 – Banda Segura Malandro

19h30 às 21h – Show com banda Bloody Mary e The Munsters

22h – Término do evento

O Aeródromo de Maricá fica na Rua Jovino Duarte de Oliveira, n° 482 – Centro, Maricá/RJ.