Secretária de Educação, primeira-dama Rosana Horta e historiadora Maria da Penha - Foto: Eli Tavares

Dentro das comemorações dos 203 anos de Maricá, começou nessa quinta (18/05) e vai até dia 30/05, na Casa Digital, a exposição de fotografias “Os Tradicionais Desfiles Cívicos de 26 de maio”. Numa iniciativa da secretaria de Educação, o objetivo é manter viva a memória cívica do município, usando antigas imagens fotográficas como janelas da história local e também da transformação arquitetônica através do tempo.

A primeira-dama Rosana Horta e a secretária de Educação Adriana Luiza da Costa compareceram à abertura, com alguns curadores da mostra, a historiadora Maria Penha de Andrade, a arquiteta urbanista Renata Gama e o fotógrafo Eli Tavares. Para Rosana, a valorização das tradições maricaenses deve ser preservada sempre. “Não se pode olhar só para o futuro, esquecendo o passado. Apesar de não ser nascida aqui, vim para cá criança, com nove anos de idade, e vivi tudo isso que as fotos mostram, o orgulho de desfilar, a alegria de comprar roupas novas para participar dos desfiles”, conta.

Desfiles – bom lembrar – inicialmente ocorridos no Sete de Setembro, mas que, a partir da década de 30, por inciativa do então prefeito Dr. Orlando de Barros Pimentel, passou a acontecer no aniversário da cidade, tornando-se marca registrada das festividades. A caminho do trabalho, a professora da rede municipal Eunice Coelho resolveu dar uma conferida na exposição e ficou muito animada com o que viu. “A reminiscência é tudo!  Porque um povo, para ser educado, precisa das memórias, que fazem parte da Cultura também. Aliás, Educação e Cultura, uma depende da outra”, enfatiza.

Exposição:  “Os Tradicionais Desfiles Cívicos de 26 de maio”

Local: Casa Digital – Praça Orlando de Barros Pimentel

Data: 18 a 26 de maio de 2017