Palhaço Totó levou alegria para adultos e crianças nas enfermarias do hospital municipal - Foto: Clarildo Menezes

Os pacientes das enfermarias do Hospital Conde Modesto Leal, no Centro de Maricá, tiveram uma tarde de alegria e bom humor nesta quarta-feira (17/05), quando receberam a visita do palhaço Totó. Vivido pelo ator Marcos Camilo, Totó brincou e cantou com pessoas internadas de todas as idades. A ação é parte do projeto Humaniza Arte, uma parceria entre a Coordenação de Humanização da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Cultura.

O primeiro setor visitado por Totó foi a enfermaria infantil, onde as crianças se divertiram bastante com as piadas do palhaço. Com apenas 4 meses de idade, a pequena Isabela abriu um largo sorriso quando o personagem olhava e brincava com ela. A mãe da menina, Raíssa Nunes, de 15 anos, e a avô Nelma Moura, de 48, ficaram felizes de ver a reação dela, que se recupera de uma infecção pulmonar. “É muito bom porque distrai bastante, ajuda a esquecer um pouco a condição da pessoa”, afirmou Nelma.

Nas enfermarias adultas, o clima de descontração era o mesmo e contou com a animação de alguns pacientes, como dona Ilma Domingues, de 68 anos, que cantou com Totó e até arriscou uma dança. “Achei maravilhoso, isso, logo vou estar em alto astral”, garantiu ela, que estava hospitalizada em razão de uma pneumonia.

Já com experiência em ações em unidades de saúde por ter participado de grupos dos chamados ‘Doutores da Alegria’, Marcos Camilo disse que o trabalho feito nesses locais depende muito de sensibilidade com o ambiente. “O hospital é um lugar onde a pessoa geralmente está entregue, sem autonomia sobre seu próprio corpo. Para o artista, é uma questão de saber até onde deve ir com a brincadeira, mas no geral o resultado é a alegria do paciente”, avaliou ele.

Na ultima segunda-feira (15/05), o projeto Humaniza Arte foi aberto com música, na voz dos cantores Dalva Alves e Ronaldo Valentim. A próxima ação será nesta sexta-feira (19/05) e terá uma contação de histórias com a professora Suelen Figueiredo. De acordo com a Coordenação de Humanização, haverá uma atração diferente às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here