Representantes da prefeitura iniciaram a elaboração do novo plano diretor urbanístico de Maricá - Foto: Clarildo Menezes

Uma reunião no complexo da Prefeitura no Caxito, nesta quinta-feira (18/05), com a participação dos integrantes do Conselho Urbanístico de Maricá, começou a traçar as diretrizes da Pré-Conferência das Cidades, prevista para ocorrer em julho nos quatro distritos de Maricá. O secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Adyr Motta Filho, conduziu os trabalhos onde foram apresentados quatro temas que serão debatidos nas reuniões: saneamento, mobilidade, sustentabilidade urbana e também desenvolvimento econômico, trabalho e renda. Além de Adyr, participaram ainda os secretários Jorge Castor (Assistência Social) e João Carlos de Lima (Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher).

O encontro tratou também da revisão do Plano Diretor da cidade que, segundo Adyr Motta, vai passar por uma readequação com vistas a uma mudança de perfil econômico do município nos próximos anos. Ainda de acordo com o secretário, os indutores desta mudança seriam a construção do complexo hoteleiro na área da restinga de Maricá, a instalação do porto (Terminal Ponta Negra) em Jaconé, a dinamização do aeródromo municipal, o projeto de saneamento e uma nova política de segurança no trânsito em razão de um aumento nas áreas de circulação.

“Claro que um Plano Diretor é ainda maior e contempla diferentes setores. Esses itens, no entanto, são os que vão estimular uma transformação sem precedentes para Maricá, que passará a ser uma cidade que emprega. O Plano Diretor precisa projetar essa mudança e suas diretrizes”, afirmou Adyr, avaliando que o novo plano esteja pronto em cerca de um ano.