Equipes das secretarias de Economia Solidária e da Assistência Social cadastraram famílias do Retiro - Foto: Jorge André

A Secretaria de Economia Solidária, em parceria com a pasta de Assistência Social (através do Centro de Referência de Assistência Social itinerante) e com o Conselho Tutelar estiveram na manhã desta quarta-feira (17/05) no bairro do Retiro para verificar a necessidade social de famílias a serem atendidas nos programas de transferência de renda pagos pelo Cartão Mumbuca. Foram visitadas oito famílias, que receberam orientação sobre os documentos necessários para o recebimento dos programas da Moeda Social Mumbuca. O principal é o registro no Cadastro Único (CadÚnico).

A visita dos agentes solidários e da Assistência Social surpreendeu Kátia Godoy de Menezes. Aos 43 anos e com nove filhos, a dona de casa mora de aluguel e vive com sete deles, que estão com idade de 19, 16, 11, 10, 9, 8 e 5 anos. Com renda familiar que gira em torno de mil reais, fruto do auxílio que recebe através do Bolsa Família e da ajuda do filho de 19 anos, Kátia ficou surpresa e feliz com a visita já que tem poucas possibilidades de sair de casa por conta das crianças. “Achei muito boa a presença de vocês aqui. Não estou trabalhando e os programas sociais ajudam muito minha família”, afirmou.

O secretário de Economia Solidária, André Braga, se comprometeu em agilizar o cadastro de todas as famílias moradoras no Retiro com direito ao programa Renda Mínima. “Vamos correr para que possam receber o mais rápido possível através do Cartão Mumbuca”, afirmou. “É visível a miséria social em que essas famílias se encontram e temos o dever de agilizar para tenham seus direitos garantidos”, destacou.

Outra família visitada foi a de Dineia Lopes Estrela, 76 anos. Morando com a neta de oito anos e se locomovendo com ajuda de uma bengala por problemas no joelho, a pensionista – que tem sete filhos vive com renda familiar de R$ 800 – não está cadastrada em nenhum programa social. Para ela, a visita foi um presente antecipado, já que faz aniversário no próximo mês. “Não consigo andar direito e para mim fica muito difícil ir buscar os benefícios. Estou muito contente com vocês aqui”, afirmou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here