Alunos de escolas municipais irão recolher o lixo da lagoa de Jacaroá - Foto: Clarildo Menezes

Para celebrar os 203 anos da emancipação político-administrativa de Maricá, a prefeitura programou diversas atividades em toda a cidade. Parte importante do calendário de comemorações, o Projeto “Lagoa Limpa, Mar de Peixe” vai promover ações de conscientização ambiental, às 9h da próxima sexta-feira (19/05), na Lagoa de Jacaroá.

Idealizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, o programa tem como objetivo principal a educação socioambiental e o fortalecimento da cultura caiçara. Nesta terceira edição, a iniciativa contará com a participação e a colaboração de 84 estudantes das escolas municipais Joaquim Eugênio dos Santos e Marcus Vinicius Caetano Santana. “Estamos preparando uma grande festa na Lagoa de Jacaroá, o nosso maior presente para a cidade é o cuidado com ela. Vamos limpar o espaço, instruir as crianças de forma lúdica, servir lanches, hastear as bandeiras do país, do estado, do município, e colocar a placa do Lago Limpo marcando nossa atuação”, explicou o secretário Júlio Carolino.

Músicas, palestras, brincadeiras e um mutirão para limpeza da lagoa fazem parte da programação da atividade. O projeto será levado a todo o complexo lagunar do município: lagoas do Padre, Guarapina, Araçatiba, Jacaroá, Barra, Jaconé e Brava, além dos canais de Ponta Negra e da Costa (Itaipuaçu) formando o ecossistema costeiro junto à faixa litorânea e ao arquipélago das ilhas Maricás.