Equipe do projeto Viver Bem disputou pela primeira vez um jogo do campeonato estadual de Coferbol - Foto: Divulgação

Com o apoio da Prefeitura, o projeto “Viver Bem” da Secretaria de Esportes enviou 12 alunos para representar Maricá no Campeonato Estadual de Corfebol (CEC). A primeira rodada aconteceu no último sábado, 06/05, no ginásio do Tênis Clube Macaé, palco de jogos de basquete do Novo Basquete Brasil (NBB). Corfebol em holandês korfbal (bola ao cesto, na tradução para o português), é um esporte coletivo praticado principalmente na Holanda e na Bélgica. Diferentes de outros esportes, é praticado por equipes mistas, formadas por quatro homens e quatro mulheres.

Ansiosos por nunca terem participado de uma competição a nível profissional, os atletas da equipe Viver Bem enfrentaram a equipe Corfebol Casimiro, um dos times mais experientes e difíceis do campeonato. Todos jogaram a mesma quantidade de tempo, para aproveitar ao máximo a experiência. Mas a Corfebol Casimiro levou a melhor, com a vitória de 15 a 0.

“Perdemos, mas ganhamos experiência e fizemos novos amigos”, disse João Vitor de Souza Moura de apenas 12 anos. Luiz Carlos Assumpção Campos (12), completou: “Foi muito bom o jogo completo. Conseguimos fazer um jogo bom, apesar de sermos iniciantes. Mas vamos melhorar”. Karyn Freitas da Costa (13 anos) falou sobre a oportunidade de competir em outra cidade. “Achei muito boa essa oportunidade que a gente teve de viajar, porque é um esporte que não é muito conhecido e de uma cidade pequena como Maricá”, resumiu. Já Kenya Freitas da Costa (19) agradeceu a confiança do professor e técnico.  “Até o dia que comecei a frequentar o projeto não sabia do corfebol. O projeto trouxe para toda a comunidade chances, a oportunidade de fazer esportes e eu só tenho a agradecer ao professor por todo esforço e ter acreditado na gente”, emendou.

Também participaram das disputas com dois tempos de 25 minutos as equipes: Federal Rio (equipe universitária da UFRJ), Colégio Municipal do Sana, Rio Corfebol (do qual o treinador da equipe de Maricá faz parte como atleta) e PCF Corfebol.