Márcio Leite se reuniu com diretoria regional dos Correios para discutir ampliação do serviço - Foto: Clarildo Menezes

Duas novas agências comunitárias dos Correios deverão começar a funcionar em Maricá nos próximos meses. Uma reunião entre a Secretaria de Administração do município e a Diretoria Regional da estatal, ocorrida nesta quinta-feira (11/05), iniciou as tratativas para esta e outras ações em parceria, propostas pelo órgão municipal. Os bairros contemplados devem ser Ponta Negra e Itaipuaçu, o que aumentaria para seis o número de postos semelhantes somados aos de Inoã, São José de Imbassaí, Espraiado e Guaratiba. Neste último, está previsto para junho o início do serviço de postagem de correspondências e encomendas, hoje disponível apenas na agência da Rua Ribeiro de Almeida, no Centro, e que vai se estender também aos outros postos.

De acordo com a equipe dos Correios, um grupo de novos agentes selecionados pela Prefeitura de Maricá vai receber capacitação específica da empresa para atuar nas agências comunitárias. “Será um serviço que vai poupar sobretudo o deslocamento do morador para o Centro da cidade, que muitas vezes é demorado e caro dependendo da distância”, ressaltou o secretário de Administração de Maricá, Márcio Leite, que falou também sobre outro serviço, o de carteiro comunitário, que poderá atuar em áreas como os dois condomínios do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Inoã e Itaipuaçu. Ambas as ações serão custeadas pelo governo municipal, que vai apontar ainda um local na cidade para realização do treinamento.

Em contrapartida, os Correios vão avaliar a instalação do chamado guichê avançado contingencial, que vai oferecer outros serviços e descentralizar o atendimento da agência do Centro da cidade. O local de montagem do espaço ainda será definido. O diretor regional da empresa, Cleber Isaias Machado, se disse satisfeito com a disponibilidade da Prefeitura em se tornar parceira. “É um momento de crise financeira em que nossos recursos estão reduzidos, e parcerias como esta são de suma importância para melhorar os serviços ao usuário”, pontuou.