Os interessados em participar da terceira edição do curso de Educação em Direitos Humanos já podem se inscrever pelo site da prefeitura. O curso, que repete o conteúdo da primeira e segunda edições, é uma parceria entre o município, através da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. É aberto a conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, educadores populares, agentes públicos, profissionais de áreas jurídicas e lideranças atuantes na rede de promoção, defesa e proteção dos direitos humanos.

Nesta edição, alguns locais e horários de aulas foram alterados, como as que ocorriam no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, e passam a ser ministradas no galpão do Senai que fica na Avenida Roberto Silveira, no Flamengo. Outra mudança ocorre na C.E.M. Joana Benedicta Rangel, no Centro, cujas aulas passam a ser das 18h30 às 21h30 (em vez das 18h às 21h de antes). Já na Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, as aulas passam a acontecer às segundas e quartas-feiras (antes eram às terças e quintas).

O curso contará com carga horária de 80 (oitenta) horas. Cada turma terá duas aulas presenciais por semana além de aulas complementares que poderão ocorrer aos sábados. Será dada prioridade para os inscritos que ainda não fizeram o curso. Os participantes que cumprirem pelo menos 75% da carga horária receberão um certificado de 80 horas. A formação possibilita uma ampliação do conhecimento em Educação em Direitos Humanos.

As aulas regulares da terceira edição têm início previsto para o dia 22/05. Já a formatura da segunda edição será nesta sexta-feira (12/05), também às 18 horas no Cine Henfil, com show de Bruna Mendes.

Os eixos que serão abordados são:

1º – Direitos Humanos – Os fundamentos e concepções de direitos humanos, cidadania e democracia, oportunizando o conhecimento e o debate sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, seus princípios e valores.

2º – A Evolução dos Direitos Humanos no Brasil – O movimento histórico de incorporação dos Direitos Humanos na legislação brasileira, sua importância na construção das lutas sociais e na contribuição de novos sujeitos de direito e a participação das diferentes mídias no processo de construção dos conceitos e concepções sobre Direitos Humanos.

3º – O Preconceito, o racismo e a desigualdade no Brasil – Contribuir para o desenvolvimento de uma percepção crítica da exclusão social das populações indígenas e afro descendentes no Brasil, promovendo o desenvolvimento da consciência da necessidade de erradicação da pobreza, redução das desigualdades sociais e combate a todas as formas de preconceitos e discriminação.

4º – Equidade de gênero – Promover o debate sobre a importância da construção da igualdade nas relações de gênero na sociedade brasileira, dos Direitos LGBT e do combate a todas as formas de violência e discriminação contra a mulher.

Distribuição das turmas:

SEGUNDA/QUARTA TERÇA/QUINTA
MANHÃ SENAI Pólo do Flamengo – Avenida Roberto Silveira, Lote 15, Quadra C Casa Digital – Praça Orlando de Barros Pimentel – Centro
TARDE X Casa Digital – Praça Orlando de Barros Pimentel – Centro
NOITE CEM Joana Benedicta Rangel – Turma A – R. Nossa Sra. do Amparo, 240 – Centro  X
NOITE

E.M. Darcy Ribeiro – Rua Euclides Paulo da Silva s/n – Inoã (ao lado da UPA)