Alunos entregaram um relatório composto por 27 locais com focos do mosquito aedes aegypti - Foto: Michel Monteiro

Em uma iniciativa pioneira, alunos do CIEP 259 (Professora Maria do Amparo Rangel), no Centro, produziram um relatório composto por 27 locais nos quais foram detectados focos do mosquito aedes aegypti. O levantamento foi entregue à Secretaria de Saúde e à Ouvidoria do município.

De acordo com a professora Júlia Maria, o trabalho de mapeamento foi desenvolvido a partir de uma conversa entre professores e estudantes. “Nossa gestão é muito democrática. Mostramos aos alunos que eles podem fazer a diferença e trazer melhorias para a sociedade a que pertencem, e eles vieram com esta ideia de identificar os pontos com focos da dengue próximos às suas casas”, contou Júlia.

A direção do CIEP 259 apresentou o material para a Ouvidoria de forma que a prefeitura possa tomar as providências cabíveis. “Atitude de vocês vai gerar um grande exemplo para as outras escolas. Efetivamente, o que a gente vai fazer é encaminhar a demanda de vocês para as secretarias de Saúde e de Conservação, para que elas possam ir até esses 27 locais e realizar um trabalho verificação e limpeza”, explicou o ouvidor Paulo Feijó.

A secretária de Saúde, Simone da Costa Silva, ressaltou a importância de não se esquecer a ocorrência da dengue, da zika e da chikungunya, três doenças cujo vetor é o aedes. “Temos que levar os cuidados e atenção com os criadouros do mosquito aedes aegypti como um hábito, fazer disso uma meta. Vocês são multiplicadores e nossos aliados neste combate”, finalizou Simone.

A Ouvidoria Municipal da Prefeitura disponibiliza dois canais de atendimento, onde o morador de Maricá poderá enviar suas denúncias, sugestões e solicitações. O telefone para contato é (21) 3731-1467 e o WhatsApp é o (21) 96675-3078. O atendimento da Ouvidoria acontece de segunda à sexta-feira, de 9h às 17h.