
Em uma iniciativa pioneira, alunos do CIEP 259 (Professora Maria do Amparo Rangel), no Centro, produziram um relatório composto por 27 locais nos quais foram detectados focos do mosquito aedes aegypti. O levantamento foi entregue à Secretaria de Saúde e à Ouvidoria do município.
De acordo com a professora Júlia Maria, o trabalho de mapeamento foi desenvolvido a partir de uma conversa entre professores e estudantes. “Nossa gestão é muito democrática. Mostramos aos alunos que eles podem fazer a diferença e trazer melhorias para a sociedade a que pertencem, e eles vieram com esta ideia de identificar os pontos com focos da dengue próximos às suas casas”, contou Júlia.
A direção do CIEP 259 apresentou o material para a Ouvidoria de forma que a prefeitura possa tomar as providências cabíveis. “Atitude de vocês vai gerar um grande exemplo para as outras escolas. Efetivamente, o que a gente vai fazer é encaminhar a demanda de vocês para as secretarias de Saúde e de Conservação, para que elas possam ir até esses 27 locais e realizar um trabalho verificação e limpeza”, explicou o ouvidor Paulo Feijó.
A secretária de Saúde, Simone da Costa Silva, ressaltou a importância de não se esquecer a ocorrência da dengue, da zika e da chikungunya, três doenças cujo vetor é o aedes. “Temos que levar os cuidados e atenção com os criadouros do mosquito aedes aegypti como um hábito, fazer disso uma meta. Vocês são multiplicadores e nossos aliados neste combate”, finalizou Simone.
A Ouvidoria Municipal da Prefeitura disponibiliza dois canais de atendimento, onde o morador de Maricá poderá enviar suas denúncias, sugestões e solicitações. O telefone para contato é (21) 3731-1467 e o WhatsApp é o (21) 96675-3078. O atendimento da Ouvidoria acontece de segunda à sexta-feira, de 9h às 17h.