Representantes do município conheceram o projeto Trocas Solidárias - Foto: Divulgação

Integrantes da Coordenadoria de Habitação de Maricá – vinculada à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente – e da Secretaria de Economia Solidária reuniram-se, no último dia 04/05, em Niterói, com representantes do Instituto Vital Brazil. O objetivo do encontro foi o de conhecer o projeto Trocas Solidárias, desenvolvido pelo instituto no Morro Vital Brazil. A iniciativa é uma das estratégias de viabilização de obras do projeto Arquiteto de Família e acontece a cada dois meses no Centro Comunitário daquela comunidade.

O Trocas Solidárias é uma feira na qual são disponibilizados materiais doados pelos parceiros, como sobras de obras ou de estoques, como pisos, tintas, cimento, prateleiras, luminárias, caixas organizadoras, escadas, portas, espelhos de tomada, torneiras, entre outros. A ação é destinada aos moradores do Vital Brazil assistidos pelo Arquiteto de Família, fazendo com que as famílias atendidas tenham acesso aos insumos com uso de uma moeda própria.

“É uma grande oportunidade para desenvolver uma ação relativamente simples, mas com grande potencial de impacto para a melhoria da qualidade de vida da população maricaense”, destaca a coordenadora de Habitação e Assentamentos, Rita Rocha. O secretário de Economia Solidária, André Braga, também gostou do que viu. “Fiquei feliz em ser convidado pela coordenadora Rita Rocha para construirmos juntos um projeto de melhoria habitacional para os maricaenses carentes focando em Economia Solidária”, disse. “E adorei ter conhecido a experiência que já aconteceu no morro Vital Brazil. Foi um importante passo para o que vamos fazer acontecer com as famílias maricaenses”, completou o secretário. O projeto segue em estudo para ser desenvolvido no município, de forma a facilitar o acesso a materiais de construção que seriam descartados por empresas do ramo.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here