Ao todo, foram distribuídas 70 mudas de espécies nativas em Ponta Grossa - Foto: Michel Monteiro

A edição desta quinta-feira (27/04) do projeto “Maricá + Verde Visita Seu Bairro” aconteceu em Ponta Grossa, com a tenda sendo montada junto à entrada do Condomínio Elisa Lake & Beach, e atraiu dezenas de moradores. Foram levadas e distribuídas 70 mudas de diferentes espécies, como Ipê Roxo (Handroanthus impetiginosus), Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba), Ipê Amarelo (Tabebuia alba), Canafistula (Peltophorum dubium), Pau Ferro (Caesalpinia leiostachya),Tamarindo (Tamarindus indica), Urucum (Bixa orellana) e Angico Vermelho (Anadenanthera macrocarpa Brenan).

De acordo com a coordenadora do projeto Maricá + Verde, Pamella Leal, grande parte das mudas que são doadas chegam até a Secretaria Urbanismo e Meio Ambiente através de mecanismos de compensação ambiental. Outras são plantadas e cultivadas no Viveiro Municipal, atualmente conta com 39 diferentes espécies florestais nativas da Mata Atlântica. “Quando alguém corta uma árvore sem autorização, a multa é cobrada em forma de muda de mata nativa. A quantidade de mudas que a pessoa vai doar é estipulada a partir do DPA (diâmetro) da árvore que será cortada”, explicou Pamella.

Todas as pessoas que adotaram uma árvore foram orientadas sobre a característica da espécie escolhida e preencheram um termo se comprometendo a cuidar do que levaram. Moradora antiga no bairro, Geni Gonçalves falou sobre a importância da preservação do meio ambiente e afirmou que irá compartilhar a iniciativa. “Vou falar para todo mundo que conheço acompanhar o projeto. O mundo precisa de natureza. Se cada um fizer sua parte plantando e cuidando do verde, poderemos viver de uma forma melhor e mais saudável”, disse Geni. Também moradora de Ponta Grossa, Renata de Souza não conhecia o programa, e levou para casa dois Ipês brancos. “Não sabia que essas doações eram feitas. Achei muito legal, agora vou deixar meu quintal mais bonito”, contou. Na próxima quinta-feira (04/05) a tenda do Maricá + Verde estará em Ubatiba (Posto de Saúde).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here