Hospital está em construção no km 23 da RJ-106, em São José do Imbassaí - Foto: Divulgação

A obra do novo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, que está sendo construído no Km 23 da RJ-106, em São José do Imbassaí, em fase de acabamento interno, ganhou nova frente com o início da montagem da casa de força da unidade. Por suas dimensões, o complexo é tratado como uma pequena cidade.

Para alimentar todos os equipamentos do hospital, que contará com aparelhos de tomografia, Raios X, ar condicionado, aparelhagem de suporte de vida e de controle de CTI, atendimento informatizado, controle de estoques, entre outros, o prédio receberá geradores potentes, transformadores e nobreaks.

Na climatização de todos os ambientes, por exemplo, serão usadas máquinas chamadas Chillers, que trabalham com água gelada e conseguem insuflar e climatizar todo o ambiente. Assim, em caso de falha na rede elétrica externa, o fornecimento será automaticamente assumido pela central, com autonomia de 12h de funcionamento ininterrupto – prazo máximo previsto para o retorno do fornecimento pela concessionária.

A questão do consumo de energia foi tratada de forma a transformar o Che Guevara em um modelo de sustentabilidade energética. De acordo com a Secretaria de Obras, a unidade terá a capacidade de gerar a energia que consome, trazendo economia para a operação. “O consumo, de 1,8 megawatts, corresponde a 10% do que gasta uma cidade com 150 mil habitantes como Maricá, mas não vai gerar um centavo a mais em despesa para o município”, afirma o secretário Marcos Camara.

O resultado será obtido com a instalação de placas de captação de energia solar (fotovoltaicas) como cobertura para as vagas do estacionamento de veículos. No restante do complexo, o trabalho de finalização também prossegue dentro do esperado: o bloco C já está com todo o revestimento instalado e o bloco A já recebeu até portas, janelas e os forros das salas. A previsão é a de que a unidade fique pronta no fim do ano.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here