Secretários municipais participam do Encontro Nacional de Prefeitos em Brasília até dia 28/04 - Foto: Divulgação

Acontece em Brasília, entre os dias 24 e 28 de abril, o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento bienal e reúne prefeitas e prefeitos de todo país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras. De Maricá foram os secretários Leonardo de Oliveira Alves (Planejamento, Orçamento e Gestão), Adriana Luíza da Costa (Educação), Alan Novaes (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Petróleo), Adyr Motta Filho (Urbanismo e Meio Ambiente), Sérgio Mesquita (Comunicação, Ciência e Tecnologia), além do coordenador de Saneamento, Irinaldo Cabral.

O objetivo é buscar alternativas na melhoria da governança da cidade. “A participação de representantes da nossa cidade trará o que há de avanço na melhoria da Gestão Pública, levando, para nosso conhecimento, o desenvolvimento e a sustentabilidade urbana”, afirma Leonardo de Oliveira Alves.

Em sua quarta edição, o EMDS tem como meta fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros. Para isso, tem como tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. Durante cinco dias serão diversas atividades, palestras e oficinas voltadas para a promoção do diálogo com a próxima geração de prefeitas e prefeitos. Os debates serão norteados pelos eixos temáticos: Serviços e políticas públicas como direitos da cidadania; Cidades inteligentes, inovadoras, democráticas e transparentes; Direito à Cidade; Repactuação federativa, consorciamento e desenvolvimento regional; Qualidade e eficiência na gestão pública e a judicialização da escassez; Agenda urbana global e mudanças climáticas; Incentivo à economia local, empreendedorismo, emprego, trabalho e renda.

O evento acontece no Estádio Nacional Mané Garrincha e deverá reunir cerca de nove mil pessoas representando municípios de todo país. O cenário é ideal para estabelecer troca de informações e experiências entre membros dos Executivos, fortalecer e organizar propostas de melhoria e aperfeiçoamento da gestão, a partir de agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.