Professor de capoeira Jorge Gicquel (PQD) falou sobre a história deste esporte no CEU - Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social de Maricá, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) CEU, realizou um encontro entre os grupos de crianças, adolescentes e idosos assistidos pelos Cras, no sábado (22/04), das 20h às 22h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Mumbuca. O objetivo da ação, um evento de capoeira, foi o de promover a integração entre gerações, além de mostrar a importância da atividade física em qualquer idade. A atividade visa favorecer a aquisição de valores e saberes culturais e contribui com a inclusão social através do movimento da arte, do esporte e da música.

O professor de capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Jorge Gicquel (PQD), iniciou a noite com uma apresentação sobre a história deste esporte. “A capoeira é uma expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular e música. Foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes e é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés e as mãos”, explicou ele. Logo após foi organizada uma grande roda de capoeira com grupos e alunos de outras instituições.

Também participaram do evento o coordenador do Cras CEU, Emerson Soares, a orientadora social Deborah Faria e o coordenador da Proteção de Atenção Básica, Thiago Ribeiro. “Assim como a capoeira, temos diversas outras atividades e cursos em todos os Cras do município. Convido a todos que compareçam no Cras mais próximo de sua residência e saibam mais sobre os serviços oferecidos”, convidou Thiago.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here