Em comemoração ao Dia do Trabalhador, na próxima segunda-feira (01/05), a Prefeitura de Maricá preparou, através da Secretaria do Trabalho, uma ampla programação com atividades educativas, culturais e de incentivo profissional. Entre os dias 28/04 e 01/05, a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, será palco de shows, feiras, espetáculos de teatro, exibições de filmes, entre outras atividades.

De acordo com o secretário de Trabalho, Paulo Fatigatti, a expectativa é de que a ação aproxime os moradores da administração pública. “Nosso principal objetivo é possibilitar uma maior interação entre a sociedade maricaense e a prefeitura. A ideia é festejar, mas também chamar atenção para os direitos que o trabalhador tem hoje e que estão em risco com a Reforma Trabalhista que está se colocando no Congresso”, comentou o secretário.

Espalhadas em diferentes tendas, algumas secretarias municipais farão parte da festa, levando informações e serviços ao público. A pasta de Trabalho irá oferecer cadastro em banco de emprego, agendamento para emissão de 1ª e 2ª vias de Carteira de Trabalho e Seguro Desemprego, além de inscrições para os cursos de Qualificação Profissional do Senai. Já a Secretaria de Cultura apresentará a peça “Totó no Rolé”, indicada para todas as idades, os filmes “Porralokinhas” e “Lula, o filho do Brasil”. Haverá, ainda, mesa de debate sobre Reformas Trabalhistas e Reforma da Previdência, com o prefeito Fabiano Horta, o ex-prefeito e presidente regional do PT, Washington Quaquá, o diretor do Instituto Lula, Luiz Dulce e o presidente nacional da CUT, Wagner Freitas.

Exames de DST, AIDS, sífilis, hepatites B e C, poderão ser realizados na tenda da Secretaria de Saúde, que também contará com aferição de pressão arterial e glicemia. Todos os resultados sairão na hora. No espaço reservado para a pasta de Agricultura, Pecuária e Pesca, os visitantes vão encontrar uma exposição sobre Hortas Urbanas, feita com materiais reciclados. Além disso, um agrônomo e um veterinário estarão à disposição para oferecer esclarecimentos sobre todos os tipos de animais e plantas. Produtores de aipim, alface, cenoura, doces em compotas, própolis e mel, farão uma feira com oferta de produtos no local. A Secretaria de Assistência Social fará ação divulgando os serviços que oferece. A Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Petróleo vai oferecer orientações para que empresas conquistem competitividade e longevidade no mercado da cidade.

A parte cultural fica por conta da Secretaria de Turismo, com apresentações de artistas locais. No palco principal, as noites serão embaladas por shows de forró, sertanejo e samba, com Tatudoemcasa, Bruno Berner e banda, Wagner Mariano, Betinho Bahia e Ismayer Alves, Bruno Fortes e banda Boa.