Cineteatro Henfil, no Centro, é um dos polos do curso do Pré-Enem Popular - Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá abriu inscrições para o Pré-Enem Popular para alunos que pretendem prestar o exame com objetivo de ingressar no ensino superior. Os interessados devem se inscrever pelo site a partir desta segunda-feira (24/04) até 15/05. Para participar é necessário ser morador(a) de Maricá e ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio. A aula inaugural acontecerá no dia 1º de junho, às 18h, no Cinema Público Henfil, no Centro.

Após o encerramento das inscrições, os estudantes passarão por uma entrevista personalizada com a coordenação do projeto para montagem e orientações sobre plano de estudos e carreiras. O projeto é uma realização da Secretaria Geral de Governo em parceria com as secretarias de Educação e Cultura.

Esse ano o Pré-Enem terá várias novidades. Além de aulas já realizadas no Centro e Inoã, os estudantes vão contar com mais dois locais: Itaipuaçu e São José do Imbassaí. As aulas serão ministradas até o mês de julho uma vez à noite por semana e um sábado a cada 15 dias. A maratona será intensificada a partir de agosto com aulas acontecendo duas noites durante a semana e todos os sábados. O ritmo aumenta com a proximidade do exame com aulas três vezes por semana, todos os sábados e manhãs de domingo.

A equipe de professores é composta por profissionais reconhecidos da cidade. Os alunos terão ainda uma oficina de redação com foco na preparação para a prova. Este ano, a equipe vai contar a participação do ex-prefeito Washington Quaquá que também é professor de Sociologia. Em 2016, cerca de 300 estudantes participaram do Pré-Enem popular da Prefeitura. Os alunos escreveram 5.100 redações que foram corrigidas pelos professores em 32 dias consecutivos de aulas.

Os locais das aulas serão divulgados após o encerramento das inscrições. Os horários são os seguintes: 18h às 21h45; sábados: 8h às 17h; e domingos: 8h às 12h.

O Pré-Enem Popular 2017 também terá dois ex-alunos na coordenação dos trabalhos, Vitória Martins e Matheus Sobreira, além do apoio da União Maricaense de Estudantes Secundaristas (UMES). A coordenação geral do projeto é do professor de história William Campos, experiente na preparação de jovens para o ensino superior.