Em Maricá, 98% da população está vacinada contra febre amarela - Foto: Clarildo Menezes

A Secretaria de Saúde de Maricá informa que a vacinação contra a febre amarela será retomada nos postos de saúde a partir desta segunda-feira (24/04) e continuará na área de bloqueio com busca ativa – imunização de moradores em residências nas localidades do Vale da Figueira (Ponta Negra) e Limão (Bambuí) e nos bairros do Bananal, Espraiado, Jaconé, Bambuí, Manoel Ribeiro, Guaratiba e Marinelândia. No Posto Central (Rua Clímaco Pereira, s/nº) serão distribuídas a partir desta semana 500 senhas diárias (250 na parte da manhã e outras 250 a tarde). O atendimento acontece das 8h às 17h.

A vacinação na área de bloqueio, iniciada na quarta-feira (19/04), envolve sete equipes (enfermeiros, técnicos de enfermagem, guardas ambientais e pessoas que conhecem a região) diretamente na ação de imunização contra a febre amarela silvestre, que percorrem locais de difícil acesso para levarem a vacina aos moradores. Em muitos desses locais nem carros têm acesso, como um senhor que mora num sítio afastado e foi vacinado no sábado após a equipe subir de moto uma ribanceira. O esforço tem trazido resultados: só nas áreas de bloqueio o número de pessoas imunizadas já está perto de 10 mil. “Intensificamos as vacinas na área afetada. A vacinação será ampliada para outros pontos da cidade”, esclareceu o prefeito Fabiano Horta.

Em parceria com a Secretaria de Educação, serão montados pontos de vacinação nas escolas municipais João Pedro Machado (Manoel Ribeiro), Brasilina (Silvado) e Alfredo Nicolau (Marquês), além da Igreja Batista de Ubatiba. A vacinação nesses locais inicia às 10h. As equipes irão até a Serra do Caboclo, no Silvado, para imunizar cerca de 80 famílias que vivem nessa área rural. A medida que chegarem mais doses, a vacinação será ampliada para outras localidades. O município recebeu na última sexta-feira (21/04) mais 20 mil doses, totalizando 40 mil recebidas desde o dia 18/04, e está prevista para os próximos dias a chegada de um novo lote com outras 50 mil vacinas.