imagem de vacinação

A Prefeitura de Maricá começará nesta quarta-feira (19/04) uma vacinação preventiva de bloqueio contra a febre amarela nos bairros rurais de Lagarto, Espraiado, Silvado, Jaconé, Ponta Negra, Bambuí, Bananal, Manoel Ribeiro, Marinelândia, Guaratiba, Bom Jardim, Ubatiba, Condado e Marquês.

A Secretaria Municipal de Saúde já recebeu 10 mil doses do imunizante e a prioridade é vacinar quem mora mais perto da mata. A ação foi decidida em função de um caso suspeito – do qual o estado já foi notificado pelo município. O paciente, um morador do bairro do Bananal, estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e foi transferido esta tarde para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro.

Amostras de sangue do paciente também foram colhidas e serão enviadas à Fiocruz (que testa os casos de febre amarela) e ao Lacen (laboratório estadual) para as devidas análises. Nos postos do Centro a vacinação já iniciada também contra a febre amarela continua, e será mantida a prioridade para pessoas que estejam se deslocando para áreas de endemia. É importante ressaltar que os casos de febre amarela confirmados no Rio e nos demais estados do país estão sendo transmitidos pelo vetor silvestre, ou seja, mosquitos que vivem em matas e áreas rurais.