Qualificação dos funcionários responsáveis por digitar dados do Bolsa Família aconteceu no CRAS CEU - Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social de Maricá, através da Coordenadoria de Transferência de Renda, capacitou, na última quarta-feira (12/04), funcionários (digitadores do Cadastro Único/Programa Bolsa Família) que irão atuar nos CRAS, no Acolhimento Social e no CRAS Itinerante. A ação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, e teve como objetivo atualizar sobre as novas mudanças nos programas sociais e otimizar os cadastros.

A coordenadora e gestora do CadÚnico Glaucia Oliveira, e a assistente social Mariana Barbosa, ministraram a qualificação sempre reforçando a importância da busca pela veracidade do cadastro. “A equipe do Bolsa Família está sempre passando um pente fino na lista de cadastros e observar se existem casos que burlam as políticas do programa”, afirmou Mariana. “O governo federal, através de uma fiscalização, cruza informações do Ministério da Fazenda, do Planejamento e da Justiça. Também conferem dados da Polícia Federal, do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União. Com isso, a equipe necessita verificar se as famílias beneficiadas realmente se enquadram nos critérios de baixa renda”,  complementou Glaucia.

Foram apresentados para os cadastradores todos os programas sociais (de acordo com a renda per capta por família) e a importância do Número de Identificação Social (NIS), que é um número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social. Todos ficaram atentos sobre o preenchimento correto dos formulários, pois será a partir destas informações que o sistema nacional do Cadúnico será alimentado.

Segundo o secretário da pasta, Jorge Castor, o cadastro único é uma obrigação social com os cidadãos. “A população tem o direito aos programas sociais visto que todos nós pagamos impostos. São com estes benefícios que muitas famílias saem da linha da miséria, promovendo a dignidade do cidadão”, declarou Castor.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here