Palestra da Segurança em parceria com Detran abordou os direitos e deveres no trânsito - Foto: Fernando Silva

“Transito seguro compromisso de todos”. Este é o tema da palestra organizada pela Secretaria de Segurança Pública e Trânsito em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), realizada na última quarta-feira (12/04), na Casa Digital, Centro, que contou com a participação de funcionários das secretarias municipais de Maricá.

Durante a abertura do evento, foi exibido o vídeo institucional, produzido pela Prefeitura, “Cuide bem de quem você ama”. Na sequência o palestrante da coordenadoria geral de educação para o trânsito do Detran, Alexandre Silva, falou para uma plateia atenta sobre conscientização e responsabilidade no trânsito. “É preciso refletir sobre o que realmente é um acidente de trânsito, pois quem opta por dirigir após tomar bebida alcoólica, ou falando ao celular está assumindo a responsabilidade de uma possível fatalidade”, afirmou Alexandre. “Essa palestra é voltada para todos, não somente condutores”, completou. “O trânsito é uma necessidade de toda a sociedade, pedestres, ciclistas, condutores de carros, enfim, essa palestra é sobre educação e conscientização em busca de um trânsito mais seguro para todos”, concluiu.

O secretário de Segurança Celso Almeida Netto destacou a importância da palestra para os funcionários da Prefeitura e como a capacitação deste efetivo pode ajudar a levar para a população reflexões indispensáveis para segurança do trânsito na cidade. “Nós estamos fazendo um trabalho forte de conscientização da segurança no trânsito através da educação e paralelamente estamos tentando capacitar o nosso pessoal que trabalha efetivamente nas vias, como os motoristas, motociclistas e demais funcionários que no dia a dia precisam se deslocar entre uma secretaria e outra”, afirmou Netto. A nossa intenção é fazer um trabalho de prevenção ao invés da repressão, e o nosso objetivo é educar principalmente o jovem para que ele seja um agente multiplicador referente as questões de segurança do trânsito”, acrescentou.

A professora e coordenadora de projetos especiais, Monica Sales, aprovou a iniciativa e afirmou o quanto esse tipo de atividade é proveitoso para o município. “Tudo que envolve conscientização no trânsito é relevante e eu como educadora levarei o que foi abordado aqui para as escolas, pois é fundamental que nossos alunos recebam esse tipo de informação”, afirmou. “A partir do momento que eles tenham o contato desde pequenos com a sinalização, com o comportamento que devem ter enquanto pedestres com certeza quando se tornarem adultos eles serão bem mais conscientes”, explicou.

O município contempla um convênio junto ao Detran e a palestra faz parte da campanha municipal, “Educar para transformar, por um trânsito mais seguro, mais humano e mais de todos”, promovida pela Secretaria de Segurança Pública e Trânsito e tem como objetivo principal promover a mudança cultural e comportamental no trânsito, estimulando a cooperação entre todos os usuários da via e o respeito as leis. O público alvo são os funcionários da Prefeitura e por isso, na próxima quarta-feira (19/04), acontecerá uma capacitação para os multiplicadores da Secretaria de Educação e da Guarda Municipal de Maricá.