Fiéis participaram da procissão pelas ruas da cidade na Sexta-feira Santa - Foto: Clarildo Menezes

Uma celebração litúrgica e a procissão de Nossa Senhora dos Passos marcaram a Sexta-feira Santa, 14/04, dos católicos de Maricá, numa parceria da Secretaria de Cultura com a Matriz de Nossa Senhora do Amparo (Centro), através da Coordenação de Assuntos Religiosos e da Paróquia Central.

O evento começou na igreja, repleta de fiéis, com imagens dos santos cobertas com um manto roxo; elementos do Santíssimo Sacramento cobertos por um pálio carregado por ministros da Eucaristia e o pároco Ademar Pimenta abordando o tema: “Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade” (João, 18:37), que exaltava a verdade de vida e a conduta de Cristo. Para ele, a celebração “tem o propósito da reflexão e da decisão do cristão em seguir a Cristo. E fazemos isto, deixando o egoísmo de lado e abraçando o irmão mais carente”, disse.

Devido ao mau tempo, não houve Via Sacra. Mas a procissão de Nossa Senhora dos Passos aconteceu, embora com trajeto reduzido. A imagem do Cristo carregando a cruz, coberto por uma capa roxa, saiu da Matriz, para encontrar-se com a imagem de Nossa Senhora das Dores, que vinha do Convento das Irmãs do Bom Conselho, lembrando os passos de Jesus a caminho do Gólgota (morro da Caveira) para sua crucificação, e os de sua mãe Maria indo ao seu encontro.

Filha de católicos e frequentadora da Matriz desde os seis anos de idade, Stefany Bicalho, 20 anos, é cantora do Ministério de Louvor. Para a estudante de Pedagogia, “o evento é importante até para não católicos, porque provoca a reflexão sobre as limitações do homem, e sua necessidade de Deus”.

O coordenador de Assuntos Religiosos de Maricá, David Rezeno, vai além e lembra o resgate dos vínculos cristãos. “A lembrança da morte de Cristo para salvar a humanidade provoca uma reflexão sobre nossa vida e nosso compromisso com o próximo, além de aproximar as religiões com os valores do amor fraterno, da paz e da esperança”, explicou.

Sobre a parceria, David foi enfático: “Nos alegramos como poder público em poder dar um apoio total à Igreja Católica trazendo de volta a família de todos os munícipes e visitantes à rua para essa comemoração marcante sobre a nossa sociedade. Temos a certeza que esse é apenas o início de uma grande parceria entre o poder público e a Igreja Católica e nos prepararmos para grandes outros calendários que teremos em nossa cidade”, finalizou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here