Galeria a céu aberto na praca central com barracas de artesãos do Turismo e da Cultura - Foto: Clarildo Menezes

A tradicional galeria a céu aberto do Maricá Mostra Cultura, na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro), iniciada com barracas de artesanato da Secretaria de Cultura, recebeu a partir deste sábado (15/04), o reforço de artesãos da Secretaria de Turismo. Com isto, o público ganhou cerca de 10 novas barracas que se somarão as já existentes, revezando-se entre as praças do Centro e de Itaipuaçu, aos finais de semana.

Em maio, 20 artesãos estarão expondo na Praça do Ferreira, em São Bento da Lagoa, agregando barracas e trabalhos aos 10 artesãos que lá já expõem. Neste sábado, a barraca do Carmo (a baiana do acarajé), foi bastante visitada, assim como a de Fátima Martins e seus turbantes. A vice-presidente da Unegro-Maricá, Luciane Vieira, 39 anos, comprou o seu. Acompanhada de um dos três filhos, Alan Vieira, 13 anos, e da sobrinha Bianca Vieira, 19, Luciane saiu satisfeita com a aquisição. “Encontrei o que queria, a preço acessível. Essa feira é uma ótima opção para compras”, comentou.

Da mesma forma, a aposentada Liliana Genovês, 64 anos, moradora de Copacabana, no Rio de Janeiro, aproveitou as promoções da feira. “O barato de comprar artesanato é também conhecer o processo de produção dos artigos”, disse, experimentando também um turbante. A empresária Tassilene Rocha, 33 anos, moradora de Araçatiba, acompanhada do filho Francisco, 4 anos, visitou pela primeira vez a feira e comprou barras de chocolate na barraca “Chocolate com Feltro”. “Vou completar meus presentes da Páscoa para a criançada, durante o almoço da família”, comentou.

Outras barracas foram visitadas, como a do pintor Fernando Vicente, a de bijuterias de Liliane Belém, a Tapete da Lua (tapetes artesanais feitos em tear) de Anderson e Luciana, e a de vasos em decoupage de João Macedo, panos em pet-aplique e bolsas com tapeçaria de Ilma Macedo, além de telas na barraca De Miranda. “A ideia é incentivar a prática do artesanato no município e apoiar sua comercialização”, disse o assessor de Turismo, Welton Campelo. “Pretendemos ampliar este trabalho, com shows de música do projeto Pratas da Casa. A partir de maio, estaremos quinzenalmente na Praça do Ferreira, em Itaipuaçu”, concluiu a coordenadora da Secretaria de Turismo, Karla Costa.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here