Alunos vão conhecer a aldeia em São José do Imbassaí e a cultura e costumes indígenas - Foto: Fernando Silva

No próximo dia 19/04, data em que se comemora o Dia do Índio no Brasil, cerca de 50 alunos da Escola Municipalizada Barra de Zacarias (Barra) vão realizar uma visita à aldeia indígena Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita, na língua tupi-guarani), na Restinga, em São José do Imbassaí. Com idades entre seis e nove anos, as crianças vão ao local, acompanhadas de suas professoras, auxiliares, além de uma inspetora e uma diretora, para conhecer um pouco dos valores culturais dos povos indígenas, assim como a importância da preservação e respeito desses valores.

Segundo o cacique Darcy Tupã Nunes Oliveira, entre as ações realizadas na aldeia está o plantio das mudas de ipê, plantadas pelos índios em potes, quando ainda eram sementes, há cerca de três meses. “Acho que vai ser muito bom para eles esse contato com a natureza. Nós também vamos ensiná-los a usar o arco e flecha e pintar, com a tinta à base de jenipapo que usamos, as crianças que tiverem autorização”, contou entusiasmado.

Os integrantes da aldeia Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã –  cerca de 30 famílias num total de 65 pessoas -, chegaram à Maricá em abril de 2013, no governo Quaquá, que enxergava como prioridade o respeito pelos costumes indígenas. Na época, integravam a aldeia Semente, mas estavam sendo pressionados a deixar o local que ocupavam há sete anos, na Praia de Camboinhas (Região Oceânica de Niterói), devido a pressões da especulação imobiliária. Numa dessas tentativas, um atentado destruiu totalmente a aldeia.

Em Maricá, visitaram algumas áreas públicas do município no Caxito, em Bambuí e Ponta Negra, para definir o local que ocupariam. Mas segundo eles, as áreas “não eram espiritualmente boas” para a aldeia. Foi uma região de 93 hectares, entre São José do Imbassaí e Itaipuaçu que eles escolheram para morar e com uma estrutura rústica (feita com argila, bambu e palha) fizeram suas ocas, que também ganharam chuveiros com aquecimento de energia solar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here