Uma das ruas da operação desta quarta-feira foi a Athaíde Parreira, no Centro - Foto: Clarildo Menezes

A operação Telecom Compartilhado, que retira os chamados ‘cabos mortos’ da fiação aérea das ruas de Maricá, teve uma nova etapa nesta quarta-feira (12/04). Equipes de operadoras de telefonia e internet estiveram nas ruas Athaíde Parreiras e Senador Macedo Soares, ambas no Centro, e removeram a matéria sem utilização que ainda estava entre os postes. O trabalho nesses locais deverá ser concluído na próxima semana porque, atendendo a uma solicitação da operadora de telefone, algumas das equipes foram deslocadas para o Condado em razão de uma pane nas linhas.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Conservação de Maricá. O coordenador Jorge Teles informou que até o fim da próxima semana está previsto um balanço dos primeiros dias da operação, com a quantidade de fios retirados. “O grande problema é que as empresas instalam os cabos de fibra ótica e não retiram os antigos, que são de cobre. Isso sobrecarrega e polui visualmente as ruas”, ressaltou Teles.

A medida é uma exigência da lei municipal 2.609, de agosto de 2015, que solicita às operadoras que se adequem à resolução federal 12.485 – esta determina que sejam somente seis cabos aéreos entre os postes. As peças em atividade estão recebendo lacres amarelos com um número para identificação e com a logomarca de cada empresa. A Secretaria de Conservação garante que a fiscalização será permanente e que o trabalho vai chegar aos quatro distritos da cidade.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here