Capacitação com membros das secretarias municipais aconteceu no CAIC, em São José do Imbassaí - Foto: Jorge André

Aconteceu nesta terça-feira (11/04), no CAIC Elomir Silva, em São José de Imbassaí, uma oficina de capacitação em Turismo de Base Comunitária (TBC). A iniciativa faz parte de um acordo firmado em dezembro de 2016 entre a Prefeitura de Maricá e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio). A qualificação foi destinada aos integrantes das secretarias de Turismo, Economia Solidária, Cultura, Educação, Urbanismo e Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Pesca, assim como as autarquias Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Empresa Pública de Transportes (EPT). Os próximos passos serão a formação para empreendedores de turismo de Base Comunitária que já existem em Maricá e a elaboração participativa de um roteiro maricaense de turismo de base comunitária com foco em Economia Solidária.

Para o secretário de Economia Solidária, André Braga, a cidade está passando por um momento ímpar, fruto dos investimentos realizados pelo governo e das parcerias concretizadas. “Momento importantíssimo de integração do governo e transversalidade da política pública entorno da extraordinária vocação turística da cidade, que desenvolverá, potencializará e protegerá o Turismo de Base Comunitária já existente em Maricá, para que este não seja engolido ou tragado pelos grandes e também importantes projetos de turismo da Prefeitura, que estão em curso ou já projetados”, afirmou o secretário.

O projeto de extensão que está sendo desenvolvido na cidade, “Economia Solidária e Turismo de Base Comunitária”, conta ainda com a parceria da Superintendência Regional do Trabalho Emprego/RJ-MTE, e é uma oportunidade de construir de forma participativa um olhar sobre as potencialidades para o Turismo de Base Comunitária que já acontece na Cidade e que será ampliado.

Coordenador de eventos da Secretaria de Turismo e Turismólogo, Elson Ribeiro, acredita que a parceria com a Unirio irá modificar o pensamento de turismo na cidade, ampliando os conhecimentos de quem faz e vive do turismo. “Quando se falou em TBC a primeira coisa que veio em minha mente foi o Espraiado de Portas Abertas. E a visão dos profissionais da Unirio é diferente da nossa, amplia a forma como estamos fazendo o projeto. A palestra foi sensacional, principalmente por que conseguiu mostrar como o Turismo de Base comunitária acontece em outras cidades, com suas especificações”, afirmou.

Para a subsecretária de Economia Solidária, Adriana Bezerra Cardoso, o projeto TCB chega no momento em que Maricá tem o reconhecimento como cidade de Interesse Turístico e a prefeitura se prepara para trazer investimentos importantes, como a construção de Recifes Artificiais em parte da orla de Maricá, o que irá tornar estas praias mais atraentes para moradia, o turismo e para surfistas e banhistas. Ela aponta ainda que é preciso ter uma compreensão clara dos impactos positivos e negativos que estes investimentos trarão para a cidade e desde já enfrentar o desafio de garantir a participação da população, principalmente os que hoje trabalham com o turismo em suas diferentes vertentes, na produção e partilha da riqueza turística que será produzida, para que o Turismo de Base Comunitária não fique pra trás.

“Em outras palavras é preciso garantir que pousadas e restaurantes familiares, pescadores artesanais, artesãos, artistas locais e demais profissionais que vivem direta ou indiretamente do turismo possam ter garantido o direito ao trabalho e renda dignos”, destacou. Ela acrescenta ainda que “sempre que possível e quando julgarmos estratégico, fortalecer e garantir o direito de organização cooperada ou associada dos empreendimentos que fazem parte da cadeia turística de base Comunitária que tem perspectiva de mercado, sem necessariamente terem que vender a sua força de trabalho”, finalizou.