Prefeito Fabiano Horta visitou as obras da escola de tempo integral em Inoã - Foto: Divulgação

Até o final deste ano, a comunidade de Inoã, próximo ao Ciep Robson Mendonça Lôu, vai receber mais uma escola de ensino fundamental da rede municipal. As obras estão a topo vapor e será a primeira unidade do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT). A escola, ainda concebida no governo do ex-prefeito Washington Quaquá, pretende integrar em um mesmo espaço a parte educacional e também esportiva. Na tarde desta quarta-feira (12/04), o prefeito Fabiano Horta e o vice-prefeito Marcos Ribeiro estiveram no local da obra acompanhados do secretário Geral e de Governo, Renato Machado, da secretária de Educação Adriana Luiza da Costa e do presidente da Câmara, Aldair de Linda.

Para o prefeito Fabiano Horta a maior conquista para a comunidade é que a escola vai funcionar em tempo integral numa área de 5.200 m². “O funcionamento dessa unidade em tempo integral como já acontece com outras do município vai proporcionar aos alunos da região um espaço de integração”, afirmou Horta. “Aqui as crianças vão aprender, mas também vão praticar esportes e vão se divertir”, completou. “O espaço é ótimo e os ambientes estão sendo pensados para dar conforto aos alunos”, frisou o prefeito.

Já o vice-prefeito Marcos Ribeiro ressaltou que a construção da escola vai desafogar muito outras unidades da região como a Vereador Aniceto Elias, também em Inoã, localizada no km 15 da rodovia. “A cada ano cresce o número de alunos na rede municipal e a construção de uma escola desse porte vai atender a uma demanda grande de estudantes que moram do outro lado da rodovia, além de ser um ganho para a comunidade”, disse.

Dentro de um acordo de compartilhamento com a Secretaria de Educação do Estado, a Secretaria de Educação de Maricá mantém no Ciep Robson Mendonça Lôu, em Inoã, doze turmas do 1º ao 5º ano. A secretária de Educação, Adriana Luiza disse que a obra só vai trazer benefícios à comunidade, além de ser uma escola que servirá de modelo para a construção de outras nos mesmos moldes em outros bairros da cidade.

Além de todo espaço para as salas de aula e administração da unidade, a CPET ainda vai oferecer sala de informática, laboratório de Ciências, teatro, cinema, biblioteca, auditório, refeitório, quadra coberta, além de um espaço verde para o cultivo agroecológico e viveiro de mudas, tornando o ambiente escolar muito mais acolhedor.